quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Exame ergoespirométrico

Foto: Ativo¹

Como já frisamos em diversos textos aqui no blog, o check up é de fundamental importância para avaliar a sua situação física, apontando possíveis necessidades para o organismo e evitar futuros problemas. Como já escrevi em outra oportunidade, alguns exames são considerados fundamentais, como exame de sangue, exame ergométrico e eletrocardiograma, mas hoje, gostaria de falar sobre um exame específico, o ergoespirométrico.

Considerado como um exame adicional, o ergoespirométrico, também conhecido como cardiopulmonar, é um excelente exame para nos mostrar a nossa real situação e aptidão física.

A exemplo do teste ergométrico, o ergoespirométrico é feito na esteira ou na bicicleta, iniciando com cargas mais leves e aumentando a intensidade progressivamente, porém, no ergoespirométrico é utilizado também “uma máscara ou bocal, mantendo o nariz obstruído com um prendedor especial, para análise dos gases respiratórios”².

Através desse tipo de exame é possível coletar dados importantes, que irão ajudar em uma melhor programação de atividades, com intensidades e cargas ideais para o atleta em cada treinamento. Através do exame é possível medir o consumo máximo de oxigênio (VO2max) e com isso detectar o potencial atlético, além disso é possível definir os limiares aeróbio e anaeróbio, frequências cardíacas, gastos calóricos e ainda ajuda a “identificar possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção ao praticante”¹.

O exame pode ser feito por praticamente todas as pessoas, independente de sedentária ou ativa, o Hospital Albert Einstein, por exemplo, faz ressalva apenas “para gestantes e pessoas que pesam mais de 160 kg”³. Além disso, existem algumas recomendações importantes, como “não fazer o exame em jejum, evitar o cigarro até duas horas antes da realização do teste, vestir roupas confortáveis, não utilizar cremes e nem substâncias que podem mascarar possíveis manifestações de alguma doença”¹.

Ter conhecimento sobre nós mesmos, nossos limites e capacidades, é fundamental para a nossa evolução na corrida ou em qualquer outro tipo de atividade, por isso, busque sempre deixar os exames em dia. Converse com um cardiologista e peça maiores informações sobre como e onde realizar o exame ergoespirométrico.

________________________
Referências:

1 -   https://www.ativo.com/corrida-de-+rua/treinamento-de-corrida/ergoespirometria/

2 -http://www.careclub.net.br/blog/102/teste-ergoespirometrico-grande-aliado-no-ciclismo-e-na-corrida
3 - https://www.sportslab.com.br/servicos/teste-de-vo2max/
https://corridanossadodiaadia.blogspot.com/2016/05/exames-medicos.html

5 comentários: