Beterraba e os benefícios para a corrida

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Foto: Tudo Sobre Corrida¹

Como todos nós já estamos cansados de saber, a alimentação é parte fundamental na corrida de rua, podendo influenciar positiva ou negativamente no desempenho do atleta. Alguns alimentos possuem nutrientes capazes de potencializar o organismo, trazendo bons resultados para o dia a dia e também para as atividades físicas, a beterraba faz parte deste grupo de alimentos tão importantes para a saúde e para a corrida.

Muitas pesquisas foram feitas a fim de comprovar os verdadeiros benefícios da beterraba para o esportista, em uma delas, feita nas Universidades de Exeter e de Copenhagen, foi comprovado que o suco da beterraba pode “melhorar o desempenho de 5 a 10%, recuperar os músculos até 10% mais rápido e aumentar a resistência em 16%”². Isso é possível, graças ao fato da beterraba ser rica em substâncias como o nitrato e a betaína.

O nitrato, é transformado em óxido nítrico no organismo, o que promove maior vasodilatação, levando assim mais nutrientes e oxigênio aos músculos, consequentemente aumentando seu desempenho na corrida. Por sua vez, a betaína é responsável por reduzir a fadiga muscular, aumentar a força muscular e ainda reduzir a ação inflamatória. Quando ingerida no pré-treino, a beterraba funciona como fonte de energia e vasodilatadora, já quando consumida no pós-treino, ela auxilia na recuperação.

A beterraba ainda é fonte de carboidratos, fibras, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio, manganês, vitamina C e B9 e além dos já citados benefícios, a beterraba possui também outras importantes funções para o organismo, como ações antioxidante, anti-hipertensiva e hipoglicemiante.

Embora a beterraba seja geralmente consumida crua ou cozida, o seu suco “auxilia na melhora da absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio”². 

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso sempre tomar cuidado com excesso, a indicação para consumo do suco, por exemplo, é de no máximo 500 ml por dia. Assim como muitos alimentos, a beterraba é apenas um meio de melhorar a saúde e a performance na corrida, porém, sozinha não é capaz de suprir todas as necessidades do organismo, nem para as atividades diárias, nem para as atividades físicas, por isso, o acompanhamento nutricional é sempre de fundamental importância.

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2ª Calegaris Run

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Tudo o que é bom deixa um gostinho de quero mais. Para nós corredores, quando esse bom está relacionado a uma corrida, esse sentimento é dobrado, não só por querermos novamente participar de um evento bem organizado, mas também porque queremos fazer novas marcas, diminuir nosso tempo ou aumentar a distância, simplesmente ser melhor que na edição anterior. Em 2018 o Supermercado Calegaris te dará essa oportunidade, com mais uma Calegaris Run e se não participou antes, está na hora de começar uma história, você não irá se arrepender.

No ano passado, a 1ª Calegaris Run, foi um verdadeiro sucesso. O evento, trouxe às ruas de Paulínia cerca de 1000 corredores, em um evento que contou com uma excelente organização, café da manhã, um percurso prazeroso, prêmios e sorteios, deixando atletas ansiosos para novas etapas e o desejo dos corredores será atendido. A 2ª Calegaris Run vem aí e já tem data marcada, será no dia 05/08/2018 e as suas inscrições já estão abertas, divididas em 3 lotes, com valores diferentes, por isso não perca tempo e faça já a sua inscrição.

A Calegaris Run continua inovando e para esse ano, foi criada a categoria família, com o objetivo de incentivar a participação da atividade física em família, será concedido um desconto de 10% na inscrição de um adulto para caminhada, quando a inscrição for feita junto com a inscrição de um menor de 16 anos (para melhor entendimento da regra, verifique o regulamento). Além disso, assim como no ano passado, as equipes com no mínimo 10 atletas receberão descontos de 10% na inscrição e poderão fazer a montagem de tenda no espaço do evento.

Também a exemplo da edição anterior, o grande diferencial da Calegaris Run está na medalha Top Finisher, onde os 5 primeiros colocados de cada categoria receberão uma medalha especial (as categorias terão intervalo de 5 anos, para as duas distâncias). Porém, é importante lembrar, que todos os atletas inscritos e concluintes receberão medalha finisher, terão um delicioso café da manhã e participarão de sorteio de brindes no final do evento. Além disso, para os 3 primeiros atletas da categoria masculino e feminino geral, na corrida de 10 km, receberão troféu e premiação em dinheiro, já para os 3 primeiros atletas na corrida de 6 km, além do troféu, a premiação será em vale compras.

O Supermercado Calegaris, vem através da Calegaris Run proporcionar um momento de descontração, unindo animação, saúde e bem-estar, por isso convide seus amigos e familiares e venha participar de mais um mega evento.

Inscrição e maiores informações: http://www.chiptiming.com.br/eventos/calegarisrun2018

Linha de chegada

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Foto: Blog Educação Física na Mente*

Para quem está de fora, a linha de chegada não é mais do que o final de uma ou de mais uma corrida, porém, para nós corredores, a linha de chegada é muito mais do que o seu sentido literal. Ela muitas vezes representa uma conquista pessoal ou superação física, emocional, etc., muitas vezes, a linha de chegada demonstra e triunfa o resultado de tudo o que se foi trabalhado arduamente durante dias, semanas e meses.

Não é difícil percebermos o quão simbólica é a linha de chegada para um corredor, basta ficarmos alguns minutinhos próximo a ela e logo percebemos gritos, risos, sorrisos, lágrimas, abraços e agradecimentos aos céus, que representam as mais variadas conquistas, um pódio, melhor tempo pessoal, primeira corrida, mais uma corrida, mais uma linha de chegada. Conquistas muitas vezes sem sentido para muitos, mas que nos enchem de alegria, satisfação e orgulho de nós mesmos, afinal, só quem calçou os nossos tênis sabe os trechos que passamos, as subidas que enfrentamos, apenas quem vestiu nossa camisa, sabe o suor que derramamos e ver a linha de chegada é algo indescritível, por isso entendo e muitas vezes me emociono ao ver a emoção de uma chegada.

Vou ainda um pouquinho além e acredito que ao contrário do que muitos pensam, a linha de chegada nem sempre é o final, muitas vezes, ela representa o início, pois é na linha de chegada que muitas vezes definimos novos objetivos, novas metas, novos sonhos, muitas vezes é na linha de chegada que percebemos que tudo o que conquistamos é apenas o começo, uma demonstração do que somos capazes, do que queremos, do que podemos.

Imagino que as vezes os textos pareçam fantasiados demais, principalmente para quem não corre e assim não entende tais sentimentos, mas se duvida de tudo isso, se desafie a cruzar uma linha de chegada, superando desafios pessoais e alcançando coisas jamais imaginadas e então nos diga qual foi a sensação no final.

Para ser bem sincero, acredito que para os corredores não existe um final de fato, a linha de chegada é apenas uma pausa até a próxima linha de chegada e até lá teremos mais suor para derramar, mais chão para correr, mais dias para nos preparar. Afinal, queremos sempre mais, mesmo que o mais seja apenas repetir uma corrida, mesmo que o mais seja apenas continuar fazendo o mesmo de sempre. O que queremos de verdade, é apenas continuar vivendo o que nos faz viver.

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*Foto: http://educacaofisicanamente.blogspot.com.br/2012/04/atletismo-corrida.html?m=1

A importância do suor

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Foto: Custom Kinetics*


Suar, de forma direta ou indireta, todos nós amamos isso. Afinal, suar é um processo natural durante a corrida ou melhor, durante qualquer atividade física. Mas, talvez o que nem todos saibam, é que suar, também é parte fundamental para o bom funcionamento do organismo, isso porque é através do suor que o organismo mantém a temperatura corporal ideal (na faixa dos 36,6°C).

Ao correr ou realizar qualquer atividade de intensidade, o metabolismo é acelerado e como consequência, a temperatura do organismo também se eleva, de forma automática o cérebro reage, fazendo com que as glândulas sudoríparas comecem a eliminar água, em forma de suor, para “resfriar” o organismo, equilibrando assim a temperatura corporal. O suor, sozinho, é responsável por 80% da termorregulação do organismo durante a corrida.

É importante saber “que não é a produção de suor que resfria o corpo e, sim, a evaporação do suor produzido que rouba calor da superfície corporal”¹. Um fator extremamente importante e ao mesmo tempo curioso, é que o hábito de enxugar o suor, evita que ele evapore e consequentemente acaba prejudicando a perda de calor.

Além de atuar no organismo como uma espécie de válvula de escape, o suor é também considerando um detox natural, já que através da sua eliminação, é eliminado também algumas toxinas, além de excesso de sal, colesterol e álcool.

Através da “transpiração, perdemos 95% de água e 5% de eletrólitos, substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que reagem com a água e fazem a condutividade elétrica no sangue”², justamente por isso a hidratação antes, durante e pós atividade física é fundamental, inclusive com a de reposição de eletrólitos, através de água de coco e energéticos, quando necessário, principalmente em atividades de longa duração.

Apesar de suar ser algo natural, deve-se tomar cuidado e ficar atento com o excesso, pois o mesmo pode ser um quadro de hiperidrose, por isso, se você costuma suar em excesso, até mesmo em condições climáticas mais amenas ou em repouso por exemplo, o ideal é sempre procurar um médico para diagnostico e tratamento correto

A atividade física está muitas vezes ligada a perda de peso, porém, é importante lembrar, que suor não significa necessariamente perder peso, por isso, colocar roupas a mais, para suar mais, como visto algumas vezes em filmes, é uma péssima ideia, além de não garantir a perda de peso, pode trazer sérios riscos à saúde. Assim, se esse é o seu objetivo, procure um profissional para te ajudar com práticas adequadas. Suar a camisa é sempre bom, com responsabilidade e orientações corretas, é melhor ainda, além de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente.

8° Desafio 28 Praias

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No último sábado, 14/04, aconteceu em Ubatuba, o 8° Desafio 28 Praias e como de costume, a equipe Top Team esteve presente e mais uma vez conquisto pódio, com um 4º lugar no quinteto masculino. Dessa vez, a equipe participou com 23 corredores, divididos em quartetos, quintetos, meia maratonistas e maratonistas.

Não participaria da prova até semanas antes, porém, um grande amigo, Serjão, não pôde participar, devido a compromissos do trabalho, fui então, incumbido de substituí-lo. Por ser um quarteto e a competição contar com 5 trechos, alguém precisaria fazer 2 trechos, assim, aceitei o desafio de fazer o primeiro e o terceiro trecho. A alegria e expectativas eram altas, a ansiedade mais ainda, mas essa durou apenas até a hora da largada.

Acostumado a correr na rua, os 15 km do primeiro trecho, que eram apenas de trilha e um pouco de praia, foram absurdamente pesados para mim e no meio do percurso comecei a me perguntar: O que estou fazendo aqui? Porque aceitei essa loucura?

Essas dúvidas permaneceram por um bom tempo em minha mente, tentei me concentrar na corrida, tirar o foco dos kms que não passavam, admirando as maravilhosas paisagens que tinham no percurso, mas as subidas sem fim e as dores que comecei a sentir no estômago, fizeram com que as perguntas voltassem à minha mente. Me agarrei na força de vontade, como me agarrei nas cordas em algumas subidas, evitei que os tropeços em raízes e escorregões na lama se tornassem tropeços e escorregões em meu ânimo, busquei acreditar que da mesma forma como as paisagens compensavam o difícil caminho, o resultado final compensaria as dores e o esforço.

Meu tempo não foi nada bom e percebi que não seria a partir do 6º km, mas essa foi a menor das minhas preocupações, tinha que terminar, precisava terminar, pela minha equipe, que dependia disso para que continuassem, por mim, que precisava mostrar pra mim mesmo que seria capaz. Então, mesmo devagar, aos trancos e barrancos cheguei ao final, com o sorriso da minha amiga e companheira de equipe, Sandra Usuda, que seria a próxima a correr, me mostrando que tinha vencido a mim mesmo.

Mas isso não foi tudo, após completar os 15km, tive cerca de 40 minutos de descanso para mais uma vez voltar a correr, dessa vez foram 5km, em um percurso mais fácil e já conhecido por mim, mas o que não esperava era que o cansaço, que já me consumia, fizesse com que os 5 km parecessem 10 km. Porém, com um misto de corrida, trote, caminhada, sol, areia e mar, completei meu segundo trajeto do dia, dessa vez sendo esperado pela Maria Cristina, daí em diante era só agradecer a Deus, lamentar as dores e aguardar a chegada do último integrante da equipe, o Fábio Jacometto.

Apesar das dificuldades, como sempre, foi maravilhoso e gostaria de agradecer a minha equipe pelo companheirismo e paciência. Gostaria também de parabenizar os outros competidores Top Team, o quinteto do pódio, Edvaldo, Cícero, André, Valter e Paulo Sakanaka e os corajosos maratonistas Thiago e Ivo, os meia maratonistas Leo e Du e os participantes dos outros grupos, Elisângela, Lidiane, Aurora, Diego, Júnior, Danilo, Ricardo e Paulo e como sempre ao nosso professor Nilson Ventura por todo apoio, organização e incentivo, além claro, de todos os patrocinadores e todos que vieram nos dar suporte na corrida ou ficaram, mesmo de longe, na torcida por nós.

Talvez pareça drama em demasia para poucos kms, mas foi assim que vivi os kms mais pesados que enfrentei até agora e apesar de tudo, saí orgulhoso e feliz comigo mesmo e com uma promessa que jamais farei tal loucura novamente. Será?


Ansiedade antes da corrida

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Foto: PDH Psicologia*

Sou, assumido, uma pessoa mega-ansiosa, seja com viagens, planos futuros, almoço de final de semana, ou até mesmo com uma publicação de texto aqui no blog. Já é comprovado cientificamente, que a corrida é um ótimo "remédio" contra a ansiedade e eu posso atestar que isso é realmente verdade. Mas aí me veio uma dúvida: e quando a ansiedade é justamente por conta da corrida? O que fazer?

Como sempre, fiz uma pesquisa relacionada ao assunto em diferentes sites de corrida, a fim de encontrar dicas que pudessem ser úteis para controlar, ou pelo menos, amenizar a ansiedade e felizmente, encontrei muitas dicas, desde atletas profissionais, até psicólogos, que entendem toda a parte científica.

Quando se trata de uma prova específica, da qual passamos muito tempo nos preparando, uma boa dica para amenizar a ansiedade é estudar com calma o percurso e sua altimetria e quando possível, realizar treinos no local, pesquisando também sobre as condições climáticas do dia, fazendo com que esteja preparado e evite imprevistos. No dia da prova, busque chegar ao local da corrida com antecedência, tendo assim, tempo suficiente para realizar um aquecimento adequado.

Apesar disso, assim como o corpo, a mente de cada um age e reage de maneiras diferentes, por isso, o que serve para uma pessoa, pode não servir para você. Para algumas pessoas, por exemplo, pensar na prova pode agravar a ansiedade, nesse caso, obviamente, o ideal é tentar tirar um pouco o foco da corrida, distraindo a mente com coisas que goste, como músicas, livros, atividades física de baixa intensidade, etc., todas essas coisas podem ajudar a relaxar o corpo e a mente.

Entre diversas dicas encontradas, por mais irônico que pareça, a mais útil, pelo menos para mim, foi justamente a de não fazer nada, ou melhor, aceitar essa ansiedade como algo natural e compreender “que ela é parte integrante desse momento. Ficar preocupado com a própria ansiedade ou em tentar controlá-la irá provavelmente deixa-lo ainda mais nervoso. Mesmo se isso chegar a atrapalhar seu descanso, e não permitir uma noite adequada de sono antes do grande dia, lembre-se que seu corpo está pronto e não serão essas horas perdidas de sono que mudarão sua história”¹.

Como tudo na vida, não existe uma receita pronta. Por isso, assim como fiz, recomendo que leia, pesquise, teste e acima de tudo, tire suas próprias conclusões do que é bom para você, do que serve e do que é descartável, não apenas em relação ao tratado no texto, mas em tudo na corrida, em tudo na vida.

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Referências:

Forrest Run

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Paulínia recebe corrida inspirada em produção hollywoodiana

Promovida pela Lash Eventos, A Academia e Clip Academia, a cidade recebe prova com percursos de 5 e 10km


Em sua primeira edição, a corrida Forrest Run chega a Paulínia, interior de São Paulo, inspirada no filme Forrest Gump: O contator de histórias, uma produção de Hollywood, lançada em 1994 e que tem como ator principal Tom Hanks.

“Trouxemos essa temática para um corrida de rua, por se tratar de uma cidade que é um pólo cinematográfico e que já teve várias novelas e filmes gravados por aqui”, conta Eduardo Cohen, Diretor da Lash Eventos.

O projeto da corrida tomou proporções ainda maiores com o respaldo de duas grandes marcas no segmento fitness de Paulínia e região: a A Academia e a Clip Academia. O apoio das empresas tornou-se fundamental para engrandecer o evento, viabilizando uma estrutura ainda mais completa aos participantes.

A Forrest Run já se diferencia de demais provas da região devido a suas atrações. Os organizadores reuniram em sua infra-estrutura café da manhã, degustação de açaí, suplemento, DJ, chopp artesanal e toda tradicional festa com as equipes A Academia e Clip Academia.

A prova terá percursos de 5 quilômetros para caminhada, e 5 e 10 quilômetros para corrida. “O trajeto é bem conhecido dos corredores da região e estamos com uma equipe técnica bem preparada para dar suporte a todos atletas participantes”, explica Cohen.

As inscrições estão abertas nas Unidades A Academia e Clip Academia ou pelo site www.nexrace.com.br. Informações pelo e-mail atendimento@lasheventos.com.br.

Serviço

Corrida Forrest Run
Data: 22/04/2018
Local: Paulínia - Em frente a Prefeitura
Horário: Largada às 8h



Sobre a Lash Eventos

Idealizadora do projeto, a Lash Eventos vem se destacando na área de eventos esportivos por organizar eventos que se caracterizam pelo entretenimento que vai além da corrida em si. Proporcionar bem estar e qualidade de vida é o principal valor que norteia a empresa.

Sobre a A Academia

Referência no segmento fitness, a A Academia conta com equipamentos de referência no mercado, métodos próprios e eficientes, além de uma equipe de profissionais capacitados e especializados. Tudo isso com objetivo de manter a excelência e satisfazer os alunos com os mais variados objetivos.

Com unidades em Campinas e Paulínia, a A Academia conta com infra-estrutura moderna, ambiente climatizado, estacionamento com manobrista, espaço kids com monitor e cantina com opções saudáveis.

Sobre a Clip Academia

A Clip Academia desde 2002 tem como missão promover saúde, qualidade de vida, educação e performance em um ambiente familiar, por meio de serviço de alta qualidade com ambiente climatizado, área kids e piscina tratada com ozônio e Método Gustavo Borges de Natação, exclusividade Clip na cidade. O Grupo Clip ainda conta com o box CrossFit Clip, Clínica Eficience e Clip Academia Americana.

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