Tendinite patelar

Foto: Dr. Marcelo Tostes*

Já estamos cansados de saber que o joelho é a parte do corpo que mais sofre durante a corrida e consequentemente, a que mais sofre com lesões. Já foi comentado aqui no blog, sobre várias dessas lesões, algumas mais graves, outras mais simples. Dessa vez, vamos tratar de outra lesão ligada ao joelho, a tendinite patelar.

Conhecida também como joelho do saltador, a tendinite patelar, “normalmente afeta a fixação do tendão patelar do polo inferior da patela devido ao mecanismo de cisalhamento que ocorre durante a desaceleração”¹, essa “é uma síndrome gerada pelo excesso de treinos, muitas vezes além do limite de elasticidade e resistência do tendão. A dor se localiza na inserção do quadríceps (acima da patela), no corpo do tendão ou na tuberosidade da tíbia (abaixo do joelho)”²

Como dito anteriormente, a principal causa da tendinite patelar é o excesso de treinos, porém, outros fatores podem ser considerados fatores de risco da lesão, como fraqueza da muscular, aumento abrupto na intensidade dos treinos, erros posturais ou até mesmo falta de aquecimento antes da corrida.

Os principais sintomas da lesão, são dores leves no início da corrida, mas que podem sumir durante a atividade, dores ao esticar a perna, subir escada ou até mesmo sentar. Após o surgimento dos primeiros sintomas, deve-se procurar um ortopedista para avaliação e diagnóstico correto da lesão. Caso diagnosticada a lesão, o tratamento geralmente passa por fisioterapia, crioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios, obviamente, tudo depende do grau da lesão, em estágios mais críticos até mesmo uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

A prevenção para essa lesão não se trata de nenhum segredo, assim como quase todas as lesões, a prevenção se passa por fortalecimento muscular, aquecimento antes da corrida, aumento de intensidade gradativa e claro, acompanhamento profissional, para que tudo seja realizado corretamente sem gerar sobrecarga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário