Água, isotônico ou água de coco?



A hidratação é algo fundamental para a vida de todo ser humano, para aqueles que praticam atividades físicas, se torna ainda mais importante, isso porque, durante os exercícios, o atleta tende a perder muito líquido através da transpiração e dependendo da intensidade começa a perder também outras importantes substâncias como sódio, potássio, carboidrato, etc., por isso, além de uma boa hidratação antes da corrida, se torna importante também, a hidratação durante e após cada treino e/ou competição.

É justamente durante e após os treinos e competições que surgem uma dúvida muito comum, afinal, qual a melhor maneira de se hidratar? Água, isotônico ou água de coco?

Segundo alguns profissionais da área, como “a endocrinologista Myrna Campagnoli, do laboratório Lavoisier Medicina Diagnóstica, praticantes que não são atletas e que realizam atividades leves, com duração de até 45 minutos, podem hidratar-se apenas com água”¹.

Atletas que praticam atividades com intensidade moderada, podem optar pela água de coco, já que ela oferece boa quantidade de potássio e magnésio, alguns dos minerais perdidos durante os exercícios físicos. Por outro lado, possui baixa quantidade de sódio, mineral perdido em grande quantidade através da sudorese e de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo. Neste caso, pode ser indicado a ingestão de algum alimento com a quantidade necessária de sódio.

Para aqueles que praticam atividade de alta performance ou corridas de longa duração, “é indicada a reposição de líquidos com isotônicos intercalados com água. O consumo deve ser de 400 a 800 ml por hora”¹, uma vez que essas bebidas possuem composição próxima a do suor, repondo assim, adequadamente os sais minerais perdidos durante a atividade. Porém, é importante lembrar que esses, são produtos fabricados com quantidade considerável de corantes, conservantes e aromatizantes, além de serem altamente calóricos, então, se o seu objetivo é o emagrecimento ou a utilização apenas de produtos naturais, é bom ficar atento na dosagem.

Independente de qual seja a intensidade ou duração da atividade, a hidratação é indispensável para a saúde e mesmo que sua escolha para a hidratação pós corrida seja o isotônico ou a água de coco, a água mineral é um item indispensável e deve ser ingerida intercalada com a outra bebida. Abaixo, alguns importantes dados de cada bebida.

Imagem: Assessocor²

_______________________________
Referências:

1 - http://www.vix.com/pt/bdm/dieta/3715/agua-isotonico-ou-agua-de-coco-qual-e-melhor-opcao

2 - http://www.assessocor.com.br/noticias.aspx?QUAL+A+MELHOR+HIDRATACAO+AGUA+DE+COCO+OU+ISOTONICO&__idNot=1875

http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/fitness/agua-de-coco-x-isotonico-qual-o-melhor-para-corredores-11-1-68-556.html

http://www.cookie.com.br/isotonico-ou-agua-de-coco-isso-ou-aquilo/#.V_0kROgrKM8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram