Benefícios do iogurte


Sucesso principalmente entra a criançada, o iogurte é um alimento milenar, consumido a milhares de anos e comercializado desde a década de 1900. O iogurte é rico em nutrientes, ótimo para o bom funcionamento do organismo e pode contribuir muito com as corridas.

Presente na dieta de muitos corredores ou até mesmo de pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, o iogurte é geralmente consumido no pós treino, no café da manhã ou lanche da tarde e pode ser utilizado até mesmo em molho para saladas.

O iogurte é um alimento rico em proteínas e cálcio, importantes nutrientes para recuperação muscular e para a saúde óssea, respectivamente. Um copo de iogurte contém um terço da quantidade recomendada para ingestão diária de cálcio¹.

Ele é rico também “em vitamina D, um dos nutrientes mais estudados e relacionados com o impacto na saúde muscular. A deficiência da vitamina, além de diminuir a performance, pode predispor à fragilidade osteoarticular”².

Outro grande benefício, são os lactobacilos presentes no iogurte, pois “ajudam a manter seu intestino saudável. Estas boas bactérias podem ter poderes anti-inflamatórios que oferecem alívio para quem sofre com artrite”¹. Os lactobacilos “utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas. Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino”³.

A atenção fica por conta da quantidade de açúcares presentes nos iogurtes. Dê sempre preferência para os que possuem menos ou nenhuma adição de açúcar, como os iogurtes naturais e desnatados, que possuem também menos gorduras e calorias. Os iogurtes grego, também são uma ótima pedida, pois possuem mais proteínas que os demais.

Apesar dos benefícios, vale sempre a pena lembrar, que o acompanhamento com um nutricionista é fundamental, tanto para auxiliar na melhor forma de ingestão, como na quantidade e melhor horário de comer, aliado ao objetivo individual.

________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário