Sucesso na corrida


Recentemente li um livro, que me fez refletir muito, sobre muitas questões da minha vida pessoal, profissional e até mesmo da corrida, por mais que ele não tenha sido escrito exatamente para essa finalidade. Gostei tanto dele que busquei identificar alguns pontos que pudessem ser associados à corrida. O livro em questão é A sutil arte de ligar o f*da-se, de Mark Manson.

À primeira impressão, o título pode até assustar um pouco, mas o conceito e a visão que ele traz, são bem proveitosos. De maneira geral, o Mark Manson tenta mostra que a única certeza que temos é morte, essa é inevitável para todos nós e vamos da mesma forma que viemos, sem ter nada, sem levar nada, então o que importa de verdade é o que deixamos e fazemos nesse meio tempo. Ter bens materiais como valores fundamentais pode ser completamente degradante, afinal, gastamos tempo e energia com coisas que não servirá para nada no fim e acabamos esquecendo ou não tendo tempo, nem energia para viver, para aproveitar o maior presente que Deus nos deu, a vida.

Como disse no início, a corrida não é nem de perto o foco do livro, mas ele traz alguns bons ensinamentos que podemos pôr em prática mesmo assim, como, por exemplo, escolher as dores que queremos enfrentar, em outras palavras, todos nós passamos por sacrifícios para alcançar nossos objetivos e na corrida não é diferente, se desejamos fazer uma maratona é necessário ceder e enfrentar algumas dificuldades, como acordar bem cedo para treinar, ter certo cuidado com alimentação e hidratação, as vezes até mesmo nos privar de determinados eventos para poder descansar ou treinar mais uma vez. Essas são escolhas nossas e se não estamos dispostos a enfrentá-las é porque no fundo ainda não queremos tanto assim fazer uma maratona. Muitas vezes desejemos a chegada e não o percurso.

Outro tema que me chamou bastante atenção, foi sobre qual valor temos como métrica para medir o sucesso ou fracasso. Essa é uma questão bem interessante, o que define o nosso sucesso e o nosso fracasso é exatamente como o enxergamos, o que achamos que é necessário ter ou ser para se considerar alguém de sucesso ou alguém fracassado. Por exemplo, se eu achar que para ser bom na corrida preciso correr igual ao Paul Tergat, serei sempre uma pessoa frustrada, pois sei que jamais chegarei a tal nível, e garanto que não é falta de otimismo. Por outro lado, se entendo que ser bom na corrida é dar o meu melhor, superar as minhas próprias marcas, será muito mais fácil eu me considerar uma pessoa feliz e “bem-sucedida” na corrida.

A questão aqui não é não sonhar alto, mas sim entender que o sucesso e a felicidade não estão apenas na realização de grandes sonhos, mas sim na trajetória e em cada pequena conquista.

O grande segredo é ter um certo desapego com o pace, distância, pódios, etc., não que você tenha que deixar de buscar melhorar suas marcas, ir em busca dos seus RPs ou deixar de sonhar com pódios, mas sim passar a se cobrar um pouco menos, se decepcionar um pouco menos quando os resultados não vierem e comemorar muito mais quando o menor dos avanços acontecer.

Seja na corrida ou na vida, vamos buscar gastar energias com coisas boas, vivenciar cada km com a felicidade de poder fazer o que tanto amamos e ter em mente que o sucesso só depende de nós. Sejamos autores da nossa história.

8 comentários:

  1. Excelente reflexão, confesso que é o que tento colocar em prática embora a comparação com os que tem mais sucesso seja inevitável eu procuro ver o que consegui até aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma comparação sadia acho super legal Andrezao, muitas vezes nos dá ânimo e ainda mais motivos para continuar, o problema é quando enxergamos o feito dos outros como parâmetro fundamental para nosso sucesso.

      Excluir
  2. Realmente aproveitar o percurso é parte fundamental. Tanto em uma corrida, como na vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Elaine, as vezes focamos tanto do final, na recompensa, que esquecemos de aproveitar o percurso.

      Excluir
  3. Como sempre, excelentes textos!
    Parabéns!! Te admiro demais!!!!!
    Te Amo gatinho.
    👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏❤️❤️❤️😘😘😘

    ResponderExcluir