Day off


Correr é muito bom e nos faz tão bem que muitas vezes o nosso desejo é correr todos os dias e é exatamente isso que muitos corredores fazem. Porém, o que alguns não sabem ou simplesmente negligenciam, é que o descanso, o famoso day off, é tão importante para a evolução do atleta quanto a própria corrida.

Pode até parecer controverso, mas o descanso é parte fundamental para a melhora de desempenho de qualquer atleta, seja ele amador ou profissional. Basta observarmos uma planilha de treino e logo veremos que nela contém os dias de descanso, que devem ser seguidos disciplinarmente, assim como fazemos com os treinos, com a alimentação ou a hidratação.

Quando falamos em treinamento, o objetivo é causar pequenas lesões na musculatura para que o nosso organismo reconstrua o que foi ‘quebrado’. E essa reconstrução só acontece quando temos uma dieta equilibrada e orientada para os nossos objetivos e quando temos descanso adequado. É isso que faz com que a nova musculatura seja mais forte do que a que foi lesionada – e esse processo é chamado de supercompensação. Quanto mais fortes esses músculos ‘(re)nascem’, melhores os treinos – e, consequentemente, os resultados”¹.

Para ressaltar a importância do descanso e a influência dele nas atividades, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, decidiram entender o impacto do sono no desempenho dos atletas. Foi então feito um estudo com nadadores, onde foi descoberto que os nadadores que aumentaram as horas de sono, tiveram melhor desempenho. “Isso porque, durante o sono, o corpo processa o hormônio do crescimento, importante na reparação dos tecidos danificados pela atividade física. A falta de descanso interfere nessa reparação, prejudicando, assim, o atleta”².

Apesar de tudo, é importante lembrar que um dia de descanso não trata-se apenas de dormir, mas sim de realizar atividades mais relaxantes, que não exijam demais os músculos trabalhados anteriormente. O treino regenerativo, já tratado aqui no blog, é outra forma de realizar a recuperação do corpo.

Se o corpo não obtém o descanso necessário, os músculos acabam não tendo tempo suficiente para regenerar-se e em consequência disso não evoluem, com isso, acabam não ficando preparados para receber novo estímulo de alta intensidade, ocasionando assim o risco maior de lesão. O overtraining, é uma das lesões que tem a falta de descanso como principal motivo.

Por isso, treine sempre e constante, mas não abuse, descanse, aproveite o tempo para outras atividades, o seu corpo, sua família e seus amigos agradecem.

______________________
Referências:

1 - http://vidafit.com.br/blog/day-off-descanso-treino/
2 - https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/invista-no-descanso-e-melhore-na-corrida/ 
http://saude.cardiomed.com.br/corridas/treinos-para-corridas/para-melhorar-a-sua-corrida-a-importancia-do-descanso.html
http://www.vo2corridaderua.com.br/Dica/a-importancia-do-descanso
http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/pos-treino-de-qualidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário