Lesão no Hálux

Foto: Blog Educa a Ação Física & Saúde¹

Muitos começam a correr apenas por “obrigação” de uma vida mais saudável ou de um corpo mais em forma, mas com o passar do tempo começam a se adaptar e gostar da corrida, passam assim a buscar mais informações sobre tudo o que engloba esse mundo, entre elas, tênis, equipamentos, treinos e porque não, lesões, afinal são tantas, que algumas, muitas vezes só descobrimos quando infelizmente somos acometido por elas, sem ao menos ter tido tempo de se prevenir. Isso é justamente o que acontece com a lesão no hálux. 

O hálux nada mais é do que o dedão do pé, que ao sofrer muito impacto e esforço pode causar a lesão na região, por tal lesão ser bastante frequente em corredores, ela passou a ser popularmente conhecida como “dedo do corredor”.

Além de impactos repetitivos no dedão do pé, em especial, em superfícies duras e com tênis inadequado para a corrida, a lesão no hálux pode ter ainda outras causas como a queda de objetos pesados ou forte choque nas falanges (ossos dos dedos), ou pode ser provocada ainda pela artrite, degeneração óssea, musculares ou tendinosas.

Dores constantes ao correr, caminhar, apalpar ou até mesmo ao calçar ou descalçar o tênis, são alguns dos principais sintomas da lesão, que pode apresentar ainda inchaço e vermelhidão na região, além de dificuldade para esticar ou dobrar o dedo. Caso os sintomas comecem a aparecer, procure um ortopedista para diagnóstico correto.

O tratamento depende muito do grau da lesão, mas a redução das atividades é inevitável. Geralmente o tratamento é feito com compressa de gelo, anti-inflamatório e analgésico, em alguns casos é necessário o uso de palmilhas específicas para redução do impacto e em casos mais graves até a imobilização do pé com ataduras ou gesso pode ser necessário.

Após diagnosticada a lesão e iniciado o tratamento, a volta às corridas deve ser feita de forma gradativa e apenas após cura total da lesão, sem dores, evitando assim danos permanentes. 

Evitar o excesso de carga nos treinos, fazendo-os sempre de forma progressiva, além da utilização de tênis adequado para a corrida, não utilizar tênis muito apertados, nem muito folgados, são os principais meios de prevenção. Além disso o acompanhamento profissional é fundamental, uma vez que através dele será realizado o treinamento ideal para o seu estágio, buscando sempre o melhor rendimento e melhores resultados e evitando futuros inconvenientes.

_________________________________

Referências:


1 - http://educa-a-acaofisica.blogspot.com.br/2015/10/saiba-tudo-sobre-lesao-no-halux-em.html
http://www.muoverefisioterapia.com.br/lesao-do-halux-impactos-e-traumas-na-frente-do-pe-causam-o-dedo-do-corredor.html
http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/016_dedo_corredor.html
http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/109_fratura-halux.html
http://educa-a-acaofisica.blogspot.com.br/2015/10/saiba-tudo-sobre-lesao-no-halux-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário