Atleta de final de semana

Foto: Ativo*

Há quem acredite que fazer uma atividade por semana é o suficiente para ter uma vida saudável e livre de riscos à saúde, pior, há quem acredito que é possível compensar todos os treinos não feitos da semana em apenas um dia. Se você é um desses, UM ALERTA, você até têm alguns benefícios, se comparado ao sedentarismo, mas está colocando em risco a sua saúde da mesma forma.

Tudo no nosso corpo é questão de adaptação e quando passamos a semana inteira sem fazer um exercício físico, o corpo não espera e não está preparado para que de uma hora para outra seja exigido de forma intensa, acaba sendo sobrecarregado e, consequentemente, traz alguns riscos à saúde, foi exatamente o que mostro uma pesquisa publicada em 2011 no JAMA (Journal of American Medical Association), onde comprovaram que “o atleta de final de semana tem um risco 2,7 vezes maior de desenvolver problemas cardíacos ao sobrecarregar o coração com um esforço físico que não está acostumado”¹.

Além disso, devido à falta de preparo da musculatura, o corpo fica mais suscetível a alguns tipos de lesões como traumas e entorses. As “lesões que forçam os ligamentos costumam ser os mais comuns entre esse perfil de atletas. Elas podem ser classificadas em vários graus e são seguidos por lesões musculares, causadas por esforços além do que o organismo está preparado para realizar”¹.

Em meio a tantas notícias ruins, um alento, apesar dos riscos à saúde, atletas de fim de semana ainda possuem menos riscos do que os sedentários. Na mesma revista científica mencionada acima, JAMA, foi publicado um artigo que confirma que “quem praticou alguma atividade física, ainda que ela fosse considerada ‘insuficiente’, apresentou uma queda dos riscos de 37% para doenças vasculares e 14% para câncer”².

Vale a pena lembrar que a “Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia)”³, alinhado a isso, busque um profissional para adaptar as suas atividades com as suas necessidades e tempo disponível.

______________________
Referências:


*Foto: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/dicas-para-correr-no-calor/attachment/shutterstock_293068436/
1 - https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/riscos-de-ser-um-atleta-de-final-de-semana/
2 - https://www.bbc.com/portuguese/geral-38568385
3 - https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário