Da obesidade à Maratona


Toda grande mudança começa com o reconhecimento da necessidade de mudar. Mudar não é fácil, ainda mais quando falamos de corpo e mente, mas com muito empenho e dedicação conseguimos trocar velhos hábitos por novos hábitos saudáveis e exatamente assim foi a história da Cacau (Carla), que tenho muito orgulho em vos apresentar, através das palavras dela mesma:

O primeiro passo para a mudança é a aceitação. Uma vez que você aceite a si mesmo, acaba abrindo a porta para a mudança. Isso é tudo o que você tem que fazer.

Mudança não é algo que você faz, é algo que você permite. Permita-se!

É você, por você mesmo.

Um dia, achei que isso seria impossível. As pessoas sempre me julgaram: tão jovem, tão bonita e não se cuida, por que não emagrece? No fundo, ninguém tem noção das dores que eu enfrentei a vida toda lutando contra o peso, julgamento da sociedade e dificuldades na rotina. Obesidade é uma doença, um distúrbio, uma compulsão. Passei 30 anos buscando um milagre, uma solução mágica que resolveria os meus problemas do dia para noite, sem esforço ou restrições. Todas as tentativas foram frustradas, eu tentei de tudo.

Decidi pela cirurgia bariátrica em 2009, e achei que isso era o ponto máximo para resolver tudo. Mas não mudei minha cabeça e ainda não tinha entendido que não existia um caminho milagroso, sem esforço e dedicação. Voltei a engordar, chegando aos 100kg. Em 2016, em um processo de autoconhecimento, pela primeira vez tive consciência do que me incomodava, limitada e do caminho que eu queria seguir. Estava disposta a me dedicar a isso. Foram pequenas mudanças diárias com consciência e, aos poucos, descobrindo a atividade física, o esporte. Achei uma paixão chamada corrida de rua. Eu só queria correr e curtir a vibe positiva das provas, a energia das pessoas, a alegria deste momento que contagia e nos dá forças para a vida.

Nunca imaginei, nem ao menos nunca passou pela minha cabeça fazer uma maratona, não sabia o que isso significava. Mas com o passar do tempo a gente quer sempre mais esta sensação viciante. Decidi ir além dos meus limites e foram 4 meses de preparação para este momento para me tornar uma maratonista. Corri esses 42,195km por mim, para comemorar a minha história e todas as lutas que vivi.

Você se sente forte e capaz ao ver o resultado de toda sua dedicação! Olhar para o asfalto se tornou a melhor terapia que eu poderia fazer por mim mesma. Tenho orgulho das minhas marcas e cicatrizes.

Tudo isso me mantém ativa, sempre buscando novas metas. A luta é constante pois obesidade é uma doença que precisa ser mantida sob controle. Hoje sei que todos os dias eu posso escolher o melhor, basta querer.

Menos julgamento e mais amor.

Se eu quero mais? Sempre. Vem ULTRA 2020.

Carla Cristina, 34 anos, Maratonista.
Instagram: @carlachb

5 comentários:

  1. Show... Parabéns Carla, parabéns Thiaguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado painho... Mas meu papel só foi divulgar rsrsrs.

      Excluir
  2. Parabéns Cacau, você é um exemplo de superação e coragem, e mostra que é possível realizar mudanças pra melhor em nossas vidas!! Obrigada por fazer parte da nossa família Top Team!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Thiago pela matéria...e Carla também .. sempre falei que vc faz um grande trabalho nos bastidores com Nilson.. e ver história como da Carla de superação e incrível e mostra pra pessoa que todos são capaz vence..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... Mas dessa vez meu papel só foi compartilhar a história, rsrs. O intuito é motivar outras pessoas e mostrar que somos capaz de muito mais.

      Excluir