A importância dos objetivos

Foto: Ativo*

2020 começou (sei que estou atrasado) e junto com ele recomeçam as corridas e os treinos, para quem parou, independente disso temos um ano cheio para buscarmos novas metas e objetivos ou até mesmo correr atrás do “prejuízo”, dos objetivos que não conseguimos alcançar no último ano, seja relacionado a tempo, distância, performance ou qualquer outro tipo de métrica diferente que tenha criado.

Algumas pessoas podem até achar irrelevante a criação de objetivos para a corrida, mas ele é fundamental para direcionamento dos nossos treinos, além de nos manter focados e ser um estímulo para levantar cedo, dormir mais tarde, ter uma alimentação mais saudável ou qualquer outro “sacrifício” que precisemos fazer.

Apesar de ser bom, importante e simples, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração para se criar objetivos, como nossa atual condição física, tempo para realização, disponibilidade de treinos, etc.

Além disso, é importante também que os objetivos sejam claros, mensuráveis e realistas, não adianta fazermos um objetivo de fazer uma ultramaratona esse ano, se não conseguimos correr 5km direito, é importante dar um passo por vez.

Defina as distâncias que quer fazer e busque as corridas ideais para isso, leve em consideração organização da corrida, época do ano, tipo de corrida e altimetria, busque o ideal dentro do que gosta e costuma fazer, lembre-se a corrida é um experiência única, a sua definição de corrida ideal nem sempre é igual a do seu amigo.

Não tem problema se inscrever em várias corridas, mas é fundamental ter em mente que não conseguirá, por exemplo, RPs em todas elas, justamente por isso é importante que se defina provas alvo e utilize as demais como treinos e testes.

Uma dica muito valiosa, converse com o seu treinador, se não tem procure um, ele irá te ajudar em todos esses quesitos, inclusive e principalmente nos passos para se atingir tais objetivos, passando treinos específicos, com cargas e intensidades necessárias, maximizando a chance de sucesso na realização das atividades e minimizando o risco de lesões no decorrer do tempo.

Ah, e não se esqueça, um check up antes disso tudo é fundamental para garantir que está tudo bem com o seu corpo e que ele suportará a realização de todas as atividades sem maiores riscos à saúde.

__________________________
*Foto: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/devo-contratar-um-treinador/

Um comentário:

  1. Ótimos post. Eu corro duas vez por semana, mas eu lembro quando eu comecei. Não corria nem 2km. Foi graça a meu esforço e o meu objetivo imposto por mim que hoje eu corro 10 km em 40 minutos. Mas eu tenho o que melhorar ainda.

    ResponderExcluir