Estiramento muscular

Foto: Bauerfeind*

Ouviu um certo estalo e uma dor repentina no músculo? Pode ser estiramento muscular, que também é conhecido como distensão muscular, está entre as principais lesões entre corredores, então é bom ficar atento.

O estiramento muscular é um tipo de lesão bastante comum principalmente em atividades que envolvem explosão muscular, como, por exemplo, o treino de tiros. O estiramento “acontece quando há a ruptura parcial ou completa de algumas fibras musculares”¹. Apesar disso a lesão pode ocorrer ainda devido a sobrecarga de atividade, fadiga muscular ou até mesmo desaceleração brusca durante a corrida.

Os músculos que mais sofrem com esse tipo de lesão são os isquiotibiais (posterior da coxa), quadríceps, panturrilha e adutores (músculo da virilha), isso porque eles “contam com um grande número de fibras de contração rápida, que são as mais atingidas, e realizam muitas contrações excêntricas (quando um músculo se contrai e alonga, ao mesmo tempo)”¹.

O principal sintoma da lesão são as dores no local, principalmente durante a atividade física, o local lesionado pode também apresentar vermelhidão ou manchas roxas e inchaço. Os sintomas passam a ser mais brandos ou mais intensos de acordo ao grau da lesão que pode partir de algumas fibras lesionadas a até mesmo rompimento total das fibras.

Foto2: Emagrecimento na Saúde**
O tratamento do estiramento muscular é realizado de acordo a severidade da lesão. Em casos mais simples apenas repouso, fisioterapia e crioterapia podem ser suficientes, nos casos mais grave (minoria) pode ser necessário uma cirurgia. Por isso, para confirmação (ou não) da lesão e do seu grau, procure um profissional nos primeiros sintomas.

O melhor meio de prevenção é fortalecimento muscular, além de aquecimento antes dos treinos e principalmente um acompanhamento profissional, assim os seus treinos serão feitos na intensidade e quantidade necessária, evitando excessos e diminuindo riscos de estresse nos músculos, evitando assim, não só essa, mas muitas outras lesões.

____________________
Referências:
*Foto: https://www.bauerfeind.com.br/blogs/news/ops-sentiu-uma-fisgada-ao-correr
**Foto2: https://emagrecimentonasaude.com/o-que-e-estiramento-muscular/
1 - https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/aprenda-a-evitar-e-tratar-o-estiramento-muscular/
https://corridanossadodiaadia.blogspot.com/2018/03/distensao-muscular-estiramento.html
https://www.treinus.com.br/blog/como-acontece-a-distensao-da-musculatura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário