Distensão muscular

Foto: Mercur*

Constantemente vista em jogadores de futebol, mas também presente, com certa frequência, entre os corredores, a distensão muscular pode aparecer como uma fisgada e/ou um estalar no músculo.

Também conhecida como estiramento muscular, a distensão muscular é uma lesão, de certa forma, comum, que pode acontecer em qualquer grupo muscular, porém, uma das regiões que mais sofrem com esse problema, é a região dos músculos posteriores da coxa.

Durante a corrida, os músculos, em especial dos membros inferires, são contraídos forte e repetidamente, quando exigidos ou alongados em excesso, o músculo pode ser “submetido a uma tração excessiva levando à sobrecarga das miofibras e, consequentemente, a sua ruptura”¹, que pode ser parcial ou total. Como em maioria das lesões, a dor é o principal sintoma e pode surgir durante funções simples como caminhar, estender ou flexionar as pernas, pode ainda surgir inchaço e manchas roxas, que se torna mais intensas de acordo ao grau da lesão, que variar do grau 1 ou 3:
  • Grau I – Quando as fibras musculares lesionadas não ultrapassam 5%. “A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico”¹, há pouca limitação funcional e a recuperação é relativamente rápida.
  • Grau II – Nesse caso, as fibras musculares lesionadas passam de 5% e podem chegar até 50%. As dores apresentadas são as mesmas do grau I, só que com maior intensidade e maior limitação funcional, além disso a recuperação se torna mais lenta.
  • Grau III – Nesse caso, as fibras lesionadas ultrapassam 50%, podendo chegar até mesmo a ruptura total. O edema e a hemorragia são grandes, a dor varia de moderada a muito intensa na contração muscular ou até mesmo em repouso e há uma grande limitação funcional.
Entre as principais causas dessa lesão, temos a sobrecarga de atividade, principalmente se não houver repouso adequado, a falta de condicionamento físico, má fortalecimento dos músculos ou até mesmo o início de atividades intensas sem o devido aquecimento. Assim, o fortalecimento muscular, aquecimento antes das atividades, aumento progressivo de intensidade e acompanhamento profissional se tornam principais medidas preventivas.

Pouquíssimos casos são passíveis de cirurgia, de modo geral, os tratamentos passam por repouso com mudança para atividades mais leves ou interrupção de todas as atividades, a depender do grau da lesão, além disso são incluídos fisioterapia, anti-inflamatório, analgésico e compressas de gelo.

Toda lesão, por mais simples que seja, quando não bem diagnosticada e tratada, tendem a aumentar, correndo o risco de tornar-se lesões graves, com isso, nunca deixe para depois, nos primeiros sintomas, dessa ou de qualquer outra lesão, busque especialistas, para o diagnostico correto e consequentemente melhor tratamento.

________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário