Os benefícios da batata-doce


Muitos alimentos já são conhecidos por unirem o útil ao agradável, juntar o bom paladar com inúmeros benefícios para a saúde e de quebra, ajudar no rendimento dentro das atividades físicas. A batata-doce, é um desse alimentos e que apesar de estar popularmente conhecido como um bom alimento para quem malha e busca o ganho de massa magra, ela é também uma ótima aliada dos corredores.

A batata-doce é uma fonte de carboidratos complexos, capaz de dar mais energia ao organismo, sem deixar que ocorra uma queda de glicose. Devido ao seu baixo nível glicêmico e por ser rica em fibras, a digestão desse alimento acaba sendo mais lenta, ajudando a evitar picos de insulina, que podem gerar o acúmulo de gordura localizada e traz também uma sensação de saciedade mais prolongada, assim, tais fatores, tornam a batata-doce um ótimo alimento na luta contra a balança.

Além dos já citados benefícios, a batata-doce é uma ótima fonte de potássio e vitaminas antioxidantes, como o betacaroteno, que ajudam a evitar lesões ligadas à corrida, agem na defesa do organismo e combatem os radicais livres formados durante a prática esportiva e que induzem ao envelhecimento precoce.

Ainda tem mais, “a batata-doce pode fornecer mais do que 250% do valor diário de vitamina A na forma de betacaroteno, um potente antioxidante. As batatas-doces são também uma boa fonte de vitamina C, ferro e de minerais tipo manganês e cobre”¹, esses minerais são fundamentais para se ter uma função muscular mais saudável, a ausência desses minerais podem impactar diretamente, de forma negativa, no desempenho da corrida.

Apesar de tantos benefícios, é sempre importante lembrar que não existe alimento milagroso, a melhora de performance, resultados, corpo mais saudável, etc., se passa através de uma junção de fatores como treinos adequados, hidratação e alimentação correta, por isso o acompanhamento profissional se torna fundamental.

______________
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário