Dia Internacional da Mulher


Desde o início dos tempos, a mulher é vista com inferioridade nos diversos campos, seja pessoal, profissional, político, etc., tanto que durante muito tempo a mulher foi privada de participar, de forma ativa ou passiva, de muitas ou de todas as atividades. Durante muito tempo a mulher não teve voz, nem vez, mas, aos poucos, com muita luta, pouco apoio e muita disposição, esse quadro foi se invertendo, ou melhor, vai se invertendo, afinal, lamentavelmente, ainda hoje, vemos essas diferenças, preconceitos e discriminações.

O mundo do esporte não é exceção, durante anos as mulheres foram proibidas de participar ou até mesmo de assistir às competições. Nas maratonas, por exemplo, as mulheres só tiveram suas participações aceitas e reconhecidas, a partir de 1972, isso porque desde 1966 elas vinham lutando, com participações “escondidas” e não reconhecidas.

Em praticamente todos os esportes, levou-se tempo e esforço para fazer com que a mulher tivesse o merecido direito de disputa e apesar de hoje as mulheres participarem sem maiores empecilhos, ainda vemos uma discrepância muito grande em alguns pontos, como investimento, espaço na mídia e até mesmo nas premiações. Para se ter uma ideia, no futebol, “enquanto existem times femininos que faturam em média US$ 20 mil em um campeonato, no masculino vemos esse valor infinitamente maior. Uma média de US$ 5,3 milhões por campeonato”¹.

Acredito e torço para que cenários como este possa estar perto do fim, que a luta por direitos iguais e condições adequadas tanto no esporte, como nas outras áreas, sejam positivas e tenham um final feliz.

O Dia Internacional da Mulher pode não estar ligado diretamente à corrida de rua, mas as corredoras não poderiam deixar de ser homenageadas, afinal de contas, elas dão um duro danado para equilibrar beleza e corrida, para correr “naqueles” dias difíceis sem perder a elegância, nem o pace, correm com persistência, em busca dos seus objetivos, da mesma forma que lutam com garra pelos seus direitos.

Mulheres, desejo a vocês não só um dia especial, mas uma vida maravilhosa e repleta de conquistas, nas ruas, nas trilhas e na vida. Parabéns pelo dia e um parabéns especial para as mulheres da minha vida, minha mãe (Eliana), minha esposa (Adriana), minha irmã (Laila) e a minha filha (Ana Luísa), mesmo que ainda seja um bebê.
____________
Referência:
1 - http://www.twodogs.com.br/os-desafios-do-esporte-feminino-no-brasil/

https://corridanossadodiaadia.blogspot.com.br/2016/03/1966-um-passo-da-mulher-na-corrida.html

2 comentários:

  1. Obrigada meu amor, por esta homenagem! Que Deus realize e abençoe seus sonhos e que Ele te capacite cada vez mais a escrever esses belos textos que vc faz com tanta dedicação e carinho aos seus leitores.
    Te Amo.
    Dri.

    ResponderExcluir