Meia de compressão



Muitos são os equipamentos e acessórios que compõem o mundo de um atleta de corrida, alguns são indispensáveis, como o tênis, outros, prometem trazer melhor controle, qualidade ou conforto durante a corrida, como relógios com gps, viseiras, óculos de sol, cinto de hidratação, etc. Muitos desses equipamentos ou acessórios, embora não sejam obrigatórios, estão constantemente presentes no dia a dia dos corredores.

A meia de compressão é um desses inúmeros acessórios utilizados pelos corredores, principalmente em provas de longa distância, porém, apesar de populares e de uso tão recorrente, ainda levantam questionamentos sobre as suas funções e vantagens durante a corrida, sendo que até o momento não existem estudos comprobatórios de tais benefícios. 

As meias de compressão foram criadas com o objetivo de diminuir a sensação de cansaço e peso nas pernas, principalmente após provas e treinos de longa distância, o que ajuda na redução de lesões. Essas meias, “têm a função de barreira elástica para os músculos da panturrilha, comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada”¹. Além desses, outros prováveis benefícios, que podemos destacar é a manutenção da temperatura corporal, em especial nas pernas, e a redução da vibração muscular provocada nas panturrilhas, promovendo assim maior equilíbrio e propriocepção e consequentemente, menor fadiga muscular.

Apesar de todos esses benefícios ainda não serem reconhecidos e comprovados cientificamente, muitos atletas renomados, utilizam e afirmam a existência da melhora de performance. Entre esses atletas, podemos citar a britânica Paula Redcliffe, que em 2003, na Maratona de Londres, alcançou o incrível tempo de 2h15m25s, atual recorde mundial da maratona feminina, nessa ocasião, a atleta já fazia uso das meias compressão.

Enquanto os benefícios durante a corrida ainda são questionáveis, os pós corrida já são definitivamente comprovados. Segundo Tatiana Abreu, diretora da clínica Fisio Run, as meias de compressão “melhoram eventuais inchaços pós-treino, diminuindo as dores”², além disso, o diretor médico da consultoria esportiva Run&Care, Gustavo Magliocca, afirma que as meias ajudam a “aumentar o retorno venoso, diminuir o edema entre as fibras musculares e controlar a perda de calor, a compressão atua na otimização do período de recuperação pós-exercício”². Em entrevista à CNN/Sports Illustrated, em 2001, a própria Paula Redcliffe, afirmava que as meias de compressão ajudavam o sistema linfática a drenar o ácido lático do sangue e das pernas, ficando assim menos propensas a enrijecimento, causando uma recuperação mais rápida³.

Assim como os diversos acessórios existentes, acredito que tudo é uma questão de adaptação. Por mais que muitas pessoas utilizem e afirmem os benefícios e vantagens, muitos corredores não se sentem confortáveis ao utilizar as meias de compressão, no entanto, antes de sair comprando dezenas de pares, faça um teste e descubra se é realmente útil para você.

________________________________
Referências:

1 – http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/equipamentos/guia/o-que-e-meia-de-compressao.html
2 – http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/as-vantagens-das-meias-de-compressao/
3 – http://revistacontrarelogio.com.br/cgi-local/materia_impr.pl?999.394
http://esportes.estadao.com.br/blogs/corrida-para-todos/meias-de-compressao-tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-elas/
https://www.saudemelhor.com/meias-de-compressao-para-corredores-vantagens/
http://www.aminhacorrida.com/vantagens-correr-meias-compressao/

2 comentários:

  1. Bom dia gostaria de saber se para usar a meia tem alguma recomendação devido a idade do usuário. e qto custa em média o preço
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paulo. Nas pesquisas que fiz não encontrei nenhum tipo de restrição quanto à idade. Quanto aos preços, podem variar muito, mas é possível encontrar boas meias e de boas marcas a partir de R$ 60,00 a R$ 70,00. Abraço.

      Excluir