Outubro Rosa




O Outubro Rosa já se tornou um mega movimento de conscientização à prevenção ao câncer de mama, com as mais variadas manifestações em todo o mundo. O câncer de mama, está entre as doenças que mais atingem mulheres em todo o mundo, principalmente após os 35 anos.

Em prol da causa e da conscientização da realização de exames, empresas mudam logos, fazem propagandas, times (em diversos esportes) mudam uniformes e claro, corridas são realizadas no mundo inteiro, fazendo referência ao Outubro Rosa. Porem, o que poucas pessoas sabem, é que o Outubro Rosa começou justamente com uma corrida.

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, realizou em Nova York, a primeira Corrida pela Cura (Race for Awareness), onde distribuiu para todos os participantes um laço cor de rosa, símbolo que segue até hoje, como sinônimo da prevenção ao câncer de mama. Desde então, em todos os anos a corrida foi realizada, mas foi em 1997 que a campanha começou a ganhar folego, quando entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a aderir à campanha, realizando ações voltadas para a causa. Foi então que começaram a enfeitar a cidade com laços rosas e eventos foram realizados para esse fim, como desfile de moda com mulheres que tiveram a doença, corridas, partidas de boliche, etc.

No Brasil, a primeira iniciativa ocorreu no outubro de 2002, onde o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo (SP), foi todo iluminado de rosa, através de uma iniciativa de mulheres simpatizantes com a causa e de empresas que abraçaram a ideia.

Aqui no Brasil, a exemplo dos Estados Unidos, desde o primeiro ato, em todos os anos a campanha ganha mais e mais adeptos, focados em “compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”¹, tudo isso é feito, por exemplo, através das diversas propagandas, nos mais variados meios de comunicação, com explicações e incentivos aos exames de prevenção, mutirões de mamografia em várias cidades de todo o país e muita corrida, que a cada ano cresce consideravelmente, tanto em quantidade de corridas, quanto de participantes, sempre voltados para a causa, muitas inclusive, com o dinheiro das inscrições destinadas a ONGs e instituições que buscam a prevenção e tratamento da doença.

Cada vez mais, a corrida, vem desempenhando um grande papel no nosso dia a dia, sendo capaz de mover e comover as pessoas em atitudes como estas, além de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente.

______________________
Referências:

1 - http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp
http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm
http://www.pink-october.org/
https://www3.hermespardini.com.br/pagina/1091/outubro-rosa--numeros-do-cancer-de-mama-e-cuidados.aspx

2 comentários:

  1. Como faço para entrar em contato com o organizador das corridas?

    ResponderExcluir
  2. Olá Charline, acabei vendo sua mensagem aqui só agora, mas já conversamos, rs. Qualquer dúvida estou à disposição.

    ResponderExcluir