Corrida no calor

Foto: Webrun¹


Se tem uma coisa que divide a opinião dos corredores, é o clima. Enquanto parte dos corredores preferem correr no clima um pouco mais frio (e me incluo nestes), outra parte dos corredores preferem um clima um pouco mais quente. Gostos à parte, nós corremos de qualquer jeito, mas para cada período exige cuidados diferentes.

Há algum tempo, falamos sobre correr no frio e hoje, é a vez de falar sobre a corrida no calor, afinal, já estamos no verão e para muitas pessoas, essa é a melhor época para se exercitar, porém a atenção e os cuidados precisam ser redobrados.

Durante uma corrida, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve ser dissipado para o ambiente, ou então ocorrerá um aumento da temperatura central... A sudorese é uma resposta fisiológica que tem por finalidade limitar o aumento da temperatura central”¹, ou seja, quanto maior a temperatura e os exercícios, mais sudorese produzimos e como bem sabemos, isso quer dizer que perdemos água e sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo e desempenho na corrida e como uma coisa leva a outra, poderão surgir em sequência, fadiga em excesso, fraqueza muscular, tonturas, quedas abruptas de pressão, vômitos, dores de cabeça, etc., além claro de um rendimento aquém do esperado ou até mesmo lesões. Afim de evitar imprevistos como esses, algumas medidas preventivas podem e devem ser adotadas:

Horário dos treinos – Para aqueles que costumam treinar durante o dia, é importante tentar realizar os treinos em períodos que o sol esteja mais ameno, como no início da manhã ou final da tarde.

Hidratação – A hidratação é fundamental em qualquer clima ou época do ano, mas no calor a atenção deve ser ainda maior, uma vez que no calor perdemos muito mais líquido, o mesmo deve ser reposto adequadamente, antes, durante e após os treinos, inclusive com isotônico ou água de coco a depender da atividade, afim de evitar desidratação e consequentemente imprevistos como os mencionados acima.

Alimentação - Assim como a hidratação, a alimentação deve receber atenção o ano inteiro. No calor a busca por alimentos mais leves, como frutas, legumes e verduras frescas são excelentes opções, ao contrário, alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados.

Tempo – Fique de olho na temperatura e umidade do ar, pois “em um dia muito quente e úmido, o sistema de resfriamento do corpo não funciona de forma eficiente, podendo causar até hipertermia (elevação da temperatura corporal)”².

Vestimenta – Busque utilizar roupas mais leves, confortáveis e de cores claras, isso facilitará com que o corpo transpire melhor e possa se resfriar. Evite roupas escuras por reterem mais o calor, o mesmo vale para as roupas de algodão. Invista também em bonés ou viseiras, óculos escuro e protetor solar à prova d’água.

Além de todos os cuidados que foi dito acima, é imprescindível ficar atento a todos os sinais do corpo e nos primeiros sinais de desconforto reduzir ou até mesmo interromper a atividade. Nos primeiros dias é absolutamente normal que o desempenho não seja o mesmo, mas a boa notícia é que em alguns treinos o corpo consegue se readaptar ao clima e aos poucos o desempenho tende a voltar ao normal, por isso muita calma, com esforço, cuidado, dedicação e atenção, podemos desfrutar a corrida e o verão.

________________________

4 comentários:

  1. Excelente artigo, bem explicativo e com ótimas dicas para se correr de maneira adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Eloiza, fico feliz em saber que esta sendo útil de alguma forma 🙏🙏.

      Excluir
  2. Dou graças a Deus por ter um condicionamento físico que por anos de teste usando treinamento militar antigo trouxe habilidades o suficiente para correr em qualquer lugar onde eu quiser sem sequelas posteriores.



    O texto é eficiente para aqueles que buscam alguma forma de condicionamento por imediatismo,principalmente aqueles que não buscam orientação de profissionais FORMADOS atuantes. Devem aguardar o corpo se estruturar da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Você esta certíssimo, tudo é questão de tempo e adaptação e treinos como que você fez e faz, com toda certeza te condicionam para todas as situações. Mais uma vez obrigado e boas corridas.

      Excluir