A quinoa e os seus inúmeros nutrientes


Foto: Globo Esporte¹

A boa alimentação é parte fundamental para todos que desejam levar uma vida saudável, para quem pratica atividades físicas, os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores, uma vez que é dela que vem parte do condicionamento para a realização das atividades. Uma alimentação bem feita, rica em nutrientes, pode trazer inúmeros benefícios e melhora de performance e desempenho e o contrário, também é verdadeiro.

Na busca de alimentos que sejam o mais completo possível, encontramos a quinoa, um grão originário da Cordilheira dos Andes e que “possui todos os aminoácidos essências que precisamos, além de proteínas, vitaminas do complexo B e outras, fibras, magnésio, fitonutrientes, fósforo, manganês, selênio, ferro, potássio, cobre, zinco, cálcio; ômegas 3, 6 e 9 e apresenta baixo teor de colesterol”², são tantos nutrientes para um grão tão pequeno, que não atoa, “a Organização Mundial de Saúde – OMS – denominou a quinoa como o melhor alimento de origem vegetal existente no planeta e recomenda o consumo diário dela”².

Para nós corredores, a quinoa atua, principalmente, na reposição de energia, auxilia na recuperação muscular e ajuda no combate a fadiga após a corrida. Além disso, para quem busca unir a corrida com a redução de peso, a quinoa desempenha um papel excelente, por ser rico em fibras, ela traz uma sensação de saciedade maior, favorecendo assim o emagrecimento.

Mas os benefícios não param por aí, a quinoa pode, ainda, "contribuir para a redução do nível de colesterol, ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e, também, no fortalecimento dos ossos”³, por ser rica em zinco, atua ainda, no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

A quinoa é facilmente encontrada nos mercados em forma de farinha, grãos e flocos e é geralmente consumida junto com saladas, frutas, iogurtes, arroz, etc., além disso a sua farinha pode substituir a farinha de trigo em pães, bolos e biscoitos. Basta uma pesquisada na internet e surgem uma porção de receitas prática e fáceis de fazer.

O único alerta é em relação aos grãos, que “precisam ser lavados antes de serem utilizados para que sejam retiradas as saponinas, presente na casca, fatores antinutricionais que conferem o sabor amargo aos grãos e que reduzem a absorção de nutrientes no intestino. Se ingeridos em excesso podem ter efeito tóxico”¹.

Tudo que possa agregar valor à nossa corrida de forma natural e saudável é sempre bem vindo, então, assim como muitos outros alimentos, suplementos e todos demais artigos de corrida, vale a pena ao menos experimentar e tirar nossas próprias conclusões sobre a sua utilidade. Consulte o seu nutricionista, para obter mais informações e melhores maneiras de incluí-la em seu cardápio.
_________________________
Referências:

1-
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/12/saiba-porque-quinoa-e-considerada-um-superalimento-por-nutricionistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário