Ansiedade antes da corrida

Foto: PDH Psicologia*

Sou, assumido, uma pessoa mega-ansiosa, seja com viagens, planos futuros, almoço de final de semana, ou até mesmo com uma publicação de texto aqui no blog. Já é comprovado cientificamente, que a corrida é um ótimo "remédio" contra a ansiedade e eu posso atestar que isso é realmente verdade. Mas aí me veio uma dúvida: e quando a ansiedade é justamente por conta da corrida? O que fazer?

Como sempre, fiz uma pesquisa relacionada ao assunto em diferentes sites de corrida, a fim de encontrar dicas que pudessem ser úteis para controlar, ou pelo menos, amenizar a ansiedade e felizmente, encontrei muitas dicas, desde atletas profissionais, até psicólogos, que entendem toda a parte científica.

Quando se trata de uma prova específica, da qual passamos muito tempo nos preparando, uma boa dica para amenizar a ansiedade é estudar com calma o percurso e sua altimetria e quando possível, realizar treinos no local, pesquisando também sobre as condições climáticas do dia, fazendo com que esteja preparado e evite imprevistos. No dia da prova, busque chegar ao local da corrida com antecedência, tendo assim, tempo suficiente para realizar um aquecimento adequado.

Apesar disso, assim como o corpo, a mente de cada um age e reage de maneiras diferentes, por isso, o que serve para uma pessoa, pode não servir para você. Para algumas pessoas, por exemplo, pensar na prova pode agravar a ansiedade, nesse caso, obviamente, o ideal é tentar tirar um pouco o foco da corrida, distraindo a mente com coisas que goste, como músicas, livros, atividades física de baixa intensidade, etc., todas essas coisas podem ajudar a relaxar o corpo e a mente.

Entre diversas dicas encontradas, por mais irônico que pareça, a mais útil, pelo menos para mim, foi justamente a de não fazer nada, ou melhor, aceitar essa ansiedade como algo natural e compreender “que ela é parte integrante desse momento. Ficar preocupado com a própria ansiedade ou em tentar controlá-la irá provavelmente deixa-lo ainda mais nervoso. Mesmo se isso chegar a atrapalhar seu descanso, e não permitir uma noite adequada de sono antes do grande dia, lembre-se que seu corpo está pronto e não serão essas horas perdidas de sono que mudarão sua história”¹.

Como tudo na vida, não existe uma receita pronta. Por isso, assim como fiz, recomendo que leia, pesquise, teste e acima de tudo, tire suas próprias conclusões do que é bom para você, do que serve e do que é descartável, não apenas em relação ao tratado no texto, mas em tudo na corrida, em tudo na vida.

_____________________
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário