A importância do suor

Foto: Custom Kinetics*

Suar, de forma direta ou indireta, todos nós amamos isso. Afinal, suar é um processo natural durante a corrida ou melhor, durante qualquer atividade física. Mas, talvez o que nem todos saibam, é que suar, também é parte fundamental para o bom funcionamento do organismo, isso porque é através do suor que o organismo mantém a temperatura corporal ideal (na faixa dos 36,6°C).

Ao correr ou realizar qualquer atividade de intensidade, o metabolismo é acelerado e como consequência, a temperatura do organismo também se eleva, de forma automática o cérebro reage, fazendo com que as glândulas sudoríparas comecem a eliminar água, em forma de suor, para “resfriar” o organismo, equilibrando assim a temperatura corporal. O suor, sozinho, é responsável por 80% da termorregulação do organismo durante a corrida.

É importante saber “que não é a produção de suor que resfria o corpo e, sim, a evaporação do suor produzido que rouba calor da superfície corporal”¹. Um fator extremamente importante e ao mesmo tempo curioso, é que o hábito de enxugar o suor, evita que ele evapore e consequentemente acaba prejudicando a perda de calor.

Além de atuar no organismo como uma espécie de válvula de escape, o suor é também considerando um detox natural, já que através da sua eliminação, é eliminado também algumas toxinas, além de excesso de sal, colesterol e álcool.

Através da “transpiração, perdemos 95% de água e 5% de eletrólitos, substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que reagem com a água e fazem a condutividade elétrica no sangue”², justamente por isso a hidratação antes, durante e pós atividade física é fundamental, inclusive com a de reposição de eletrólitos, através de água de coco e energéticos, quando necessário, principalmente em atividades de longa duração.

Apesar de suar ser algo natural, deve-se tomar cuidado e ficar atento com o excesso, pois o mesmo pode ser um quadro de hiperidrose, por isso, se você costuma suar em excesso, até mesmo em condições climáticas mais amenas ou em repouso por exemplo, o ideal é sempre procurar um médico para diagnostico e tratamento correto

A atividade física está muitas vezes ligada a perda de peso, porém, é importante lembrar, que suor não significa necessariamente perder peso, por isso, colocar roupas a mais, para suar mais, como visto algumas vezes em filmes, é uma péssima ideia, além de não garantir a perda de peso, pode trazer sérios riscos à saúde. Assim, se esse é o seu objetivo, procure um profissional para te ajudar com práticas adequadas. Suar a camisa é sempre bom, com responsabilidade e orientações corretas, é melhor ainda, além de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente.

Um comentário: