Cerveja e corrida


Corrida e cerveja são as grandes paixões de muitos brasileiros, apesar de não beber, tiro isso por muitos amigos e pelas inúmeras corridas que surgem a cada dia com essa temática. Decidi então ler sobre o assunto e compartilhar um pouco de tudo isso, tirando assim dúvidas de muitas pessoas. Afinal cerveja e corrida combinam?

O assunto é bem mais delicado do que parece, enquanto alguns estudos enaltecem os ganhos que os cereais utilizados na fabricação da bebida trazem, outros preferem alertar para os perigos que o álcool pode trazer para a saúde do atleta.

A cerveja é uma bebida fabricada basicamente a partir do grão germinado da cevada, arroz, milho ou trigo, lúpulo e água. Tais cereais, fazem com que a bebida se torne rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e até mesmo em fibras e claro, água. Além disso possui um baixo valor calórico, aproximadamente 82 Kcal em um copo de 200 ml.

Assim, alguns estudos revelam que o seu consumo moderado pode ajudar na hidratação e reposição de sais minerais. Foi justamente a conclusão que chegou a Universidade de Granada, na Espanha, que afirma ainda que “o consumo – moderado – da cerveja ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças a seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios nas artérias. Isso levaria à melhora da pressão arterial, diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL)”¹.

Em contra partida, outros estudos fazem alerta para os grandes riscos que o álcool pode trazer para o atleta. Segundo alguns especialistas, o consumo de álcool pode diminuir “a força, velocidade, capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração. A desidratação é uma das consequências mais comuns da combinação. O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água pela inibição do ADH e, consequentemente, uma perda também de eletrólitos através do suor e urina”².

Para quem costuma consumir a bebida antes das corridas, o grande problema é que o álcool faz com que antes mesmo de começar a correr você já esteja em um processo de desidratação, tendo assim perda de sais minerais, que pode acarretar em um mal desempenho e até mesmo um risco à saúde.

Se você é um adepto ao grupo cervejeiro, seja no dia a dia ou para comemorar as conquistas na corrida, ter conscientização dos pós e contras, pode ser muito útil, para por na "balança" e tomar decisões sábias.

Lembre-se sempre: beba com moderação.

______________________
Referências:
1 - https://www.ativo.com/bike/noticias-vo2bike/pos-treino-cerveja-hidrata-igual-agua-diz-estudo/
2 - http://www.webrun.com.br/posso-tomar-cerveja-apos-uma-corrida-de-rua/
http://www.webrun.com.br/beber-antes-corrida-pode/
http://corrernacidade.com/os-beneficios-da-cerveja-na-corrida-514175
https://www.terra.com.br/esportes/atletismo/corrida-de-rua/nutricao-e-hidratacao/confira-os-beneficios-do-consumo-de-cerveja-para-corredores,d41882e68e8aa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário