Todos pela vida

Foto: Sobresp*

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, ocorre uma tentativa de suicídio a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos¹, enquanto “no Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos”¹. Os números são realmente assustadores e não à toa, a OMS definiu o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Apesar de ainda não existirem tantos eventos de corridas de rua voltados para essa causa, se compararmos com o Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo, a corrida de rua ajuda em questões como a ansiedade e a depressão, duas das principais causas de suicídio em todo o mundo.

Sabemos que não existe receita milagrosa ou porção mágica para simplesmente curar todas as dores e problemas, mas a corrida pode ser um grande aliado para quem sofre de tais problemas.

Segundo o tão conhecido Dr. e também corredor Drauzio Varella, “a corrida é um antidepressivo poderoso. O corpo libera substâncias químicas que agem no sistema nervoso central e, além do prazer, provocam aquele relaxamento típico do exercício. Você toma um banho e sai com a sensação de que é capaz de resolver qualquer problema. Dá uma autoconfiança muito grande”².

Algumas das substâncias químicas mencionadas pelo Dr. Drauzio Varella, são a endorfina, dopamina e serotonina, substância que agem diretamente no sistema nervoso central e são responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento após as atividades físicas. Porém, praticar corrida esporadicamente, não é o suficiente para o corpo, nem para a mente, pois é através da prática contínua que os níveis de neurotransmissores se elevam e ajudam assim “a aumentar a tranquilidade e o um humor mais positivo. Além disso, a autoconfiança aumenta, junto com a autoestima: o indivíduo passa a encarar os problemas diários com mais disposição, e mesmo sob pressão, o raciocínio tem melhor desempenho, pois um cérebro mais oxigenado pela corrida funciona melhor”³.

Para se ter uma ideia do efeito positivo que a corrida tem na mente do ser humano, a Universidade Southwestern, no Texas, realizou uma pesquisa e chegou à conclusão que “praticar corrida três vezes por semana pode ser tão eficaz quanto o uso de antidepressivos. A pesquisa mostrou que pessoas que praticaram corrida durante 30 minutos em três a cinco dias por semana tiveram, após 3 meses, redução de 47% de seus sintomas depressivos4.

A corrida pode não ser a chave da solução para todos que enfrentam esse ou outros problemas semelhantes, mas pode ajudar alguém que menos esperamos, pessoas que muitas vezes estão ao nosso lado e nem percebemos ou sabemos o tamanho do “peso” que carregam, por isso, divulgar os benefícios de viver e de correr nunca é de mais.

Escolha viver!

__________________________
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário