O que eu ganho com a corrida?


No dia a dia, nos deparamos muitas vezes, com perguntas como “por que você corre?”, “o que ganha com isso?” ou “por que você corre se nunca ganha?”, e as respostas são as mais variadas possíveis. Tais perguntas, me trouxeram indagações que me fizeram refletir sobre o tema. 

Foi então, que comecei a perceber, que apesar dos inúmeros benefícios cientificamente comprovados, alguns dos nossos principais ganhos são imensuráveis. 

Através da corrida de rua, aprendemos, acima de tudo, que somos todos diferentes, cada um possui um jeito único de ser, cada um têm objetivos e metas específicas, aprendemos não só a aceitar, mas também a respeitar essas diferenças e os interesses individuais. Alguns são mais rápidos, outros mais lentos, alguns correm muito e sem parar, outros poucos e outros revesa corrida e caminhada, cada um no seu limite, mas todos com o mérito e o dever de serem respeitados. 

Aprendemos a incentivar as pessoas, não importa o quão boa ela já seja na corrida ou quão longe ela esteja dos seus objetivos. Percebemos que muitas vezes, meio sem querer, acabamos virando inspiração para alguém, para um filho, um irmão, um amigo, um colega de equipe ou até mesmo um desconhecido perdido no meio de uma corrida qualquer. 

Aprendemos a ser mais gentis, mesmo que inconscientemente, passamos copos de água, uma fruta, damos passagem, oferecemos ajuda, dizemos palavras motivadoras para os outros ou simplesmente um “o cadarço está desamarrado”. Esses são gestos simples, mas que silenciosamente vai se alastrando e nos tornando cada vez mais seres humanos melhores, altruístas e felizes. 

Até mesmo quem acompanha a corrida de fora, passa a ser contagiado por esse “espírito” da corrida. Afinal, todos nós já passamos por um grupo de pessoas aplaudindo, emanando boas vibrações ou dando buzinadas de incentivo. Assim como os staffs, que de maneira singela, muitas vezes nos encorajam com duas palavras, “falta pouco” ou como os fotógrafos, que, meio sem querer, nos fazem sorrir, mesmo que por um mísero segundo, mesmo que seja para esconder uma dor ou um esforço em excesso, para a foto, é um sorriso que ficará registrado. 

A melhor de todas deixei para o final, aprendemos a pensar no próximo, seguramos o passo para que nosso colega nos acompanhe ou aceleramos para estimulá-lo, mudamos nosso trajeto, aumentamos ou diminuímos os kms do treino para ter a companhia de alguém e muitas vezes esquecemos do nosso resultado, simplesmente porque estamos estasiados demais comemorando o resultado de alguém, uma superação ou uma conquista importante de outros. 

É lógico que em tudo existem as exceções às regras, mas esses não merecem ser exaltados, assim não precisamos entrar em detalhes. 

Foi justamente correndo, que percebi que os maiores ganhos da corrida, nem sempre são perceptíveis, pois o que mais ganhamos é vida, simplicidade, cumplicidade, nos tornamos pessoas melhores e mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário