Emil Zatopek

Foto: GQ Globo*

Hoje é o dia do maratonista e nada melhor do que comemorar esse dia relembrando um pouco da história de um dos maiores maratonistas de todos os tempos, Emil Zatopek, um tcheco, que se tornou uma lenda e entrou para a história do atletismo.

Emil Zatopek nasceu em 19 de Setembro de 1922, em Koprivnice, na Moldávia do Norte. O mais novo de seis irmãos, não teve vida fácil e ainda criança foi obrigado a abandonar a escola para trabalhar em uma fábrica de calçados e ajudar a família a levantar fundos. Dificuldades como essas o tornaram um menino persistente e batalhador.

Em um dos seus primeiros contatos com a corrida Zatopek participou, sem treinos, de uma “corrida popular de estrada. Surpreso, classifica-se em segundo lugar. Descobre que tem qualidades para singrar como corredor e passa a treinar, sozinho, ao fim da tarde, após dez horas de trabalho”¹.

Em 1946, então com 23 anos, foi selecionado pela primeira vez a participar de uma competição internacional, o Campeonato da Europa realizado em Oslo, e acabou conquistando a 5ª colocação, nos 5 mil metros. Dois anos depois, participou dos seus primeiros Jogos Olímpicos, em Londres, conquistando o seu primeiro ouro olímpico, nos 10 mil metros, e prata nos 5 mil metros. No ano seguinte, em 1949, Zatopek bateu os seus primeiros recordes mundiais, nos 10 mil metros, com as marcas de 29min28seg e 29min21seg.

Mas isso era apenas o começou de sua fascinante trajetória no mundo da corrida, suas conquistas até aqui demonstravam apenas um pouco do que ele era capaz. Em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, se tornou o primeiro e único atleta até hoje, a conquistar o ouro nas provas de 5 mil metros, 10 mil metros e a maratona, como se não fosse feito suficiente, todas as conquistas foram com recorde mundial e um “detalhezinho” a mais, essa foi a primeira vez que ele correu uma maratona. Não atoa, passou a ser conhecido como a locomotiva humana.

Em 1953, Zatopek veio ao Brasil e conquistou a tão famosa e tradicional Corrida de São Silvestre. Ao longo da sua vida, colecionou mais de 20 recordes mundiais e diversos prêmios. Famoso no mundo pelos seus feitos inéditos e estilo peculiar de corrida, com “braços e pernas descompassados, uma expressão facial que parecia estar sofrendo horrores”², veio a falecer no dia 22 de novembro de 2000, mas o seu nome e os seus feitos ficarão para sempre na história.
"Um corredor deve correr com sonhos em seu coração, não com dinheiro em sua carteira"
 Emil Zatopek

Feliz dia do maratonista!
______________________
Referências:
*Foto:https://gq.globo.com/GQ-no-podio/noticia/2016/07/emil-zatopek-locomotiva-humana-que-fez-historia-nos-jogos-de-helsinque.html
1- https://www.record.pt/modalidades/atletismo/detalhe/emil-zatopek-a-locomotiva-humana
2 - http://www.surtoolimpico.com.br/2016/05/surto-historia-quando-emil-zatopek.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Emil_Z%C3%A1topek

4 comentários:

  1. Muito bom, Thiago! Existe muitas outras histórias sobre o Zatopek que as pessoas não conhecem. Por exemplo, ele era do exército tcheco. Ele fazia os exercícios militares de dia e ia treinar corrida, sozinho, de coturno mesmo, à noite pelas florestas. Outra história é sobre a participação dele na maratona da olimpíada de 1952. Ele não estava inscrito na maratona, mas como não havia nenhum tcheco para correr, a organização perguntou ao Zatopek se ele não gostaria de participar. Ele já havia vencido (e batido os recordes) dos 5 e 10 mil metros. A maratona era 1 ou 2 dias depois. Ele topou. Durante o começo da maratona, um corredor inglês, sabendo que Zatopek nunca tinha corrido uma maratona e que estaria cansado, forçou o ritmo e chamou Zatopek para acompanhá-lo, tentando cansá-lo. Zatopek não só acompanhou o ritmo forte, como venceu a maratona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Sakanaka, muitas histórias incríveis, esse homem é uma lenda, pena que não dá pra contar tudo aqui, viraria um livro, rsrsrs, mas é tudo muito inspirador. Você lê muito sobre tudo isso, tenho certeza que sabe muito mais histórias incríveis e poderia compartilhar a sua também qualquer dia,rs. Abraço.

      Excluir
  2. zatopek era um heroi no seu tempo e até hoje, numa epoca onde não havia patrocinio e os tenis ou roupas de corrida era bem primitivo perto de que existe hoje, sem contar que até hoje ninguem venceu os 5 mil 10 mil e maratona haja visto que hoje o ritmo das corridas de fundo é muito mais rapido que na epoca de zatopek o que torna tal façanha quase impossivel. mas ele é e sempre sera um heroi e um exemplo de atleta e ser humano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, concordo plenamente com tudo o que você disse, era uma atleta fantástico,muito além do seu tempo.

      Excluir