Benefícios do magnésio para a corrida


Site: Tua Saúde¹
Sempre ouvimos falar da importância de diversos nutrientes para o bom funcionamento do organismo, mas muitas vezes nem sabemos o porquê ou qual a função de cada um deles. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o magnésio, um importante mineral na constituição dos ossos, dentes, membranas celulares e cromossomos, mas que traz ainda outras importantes funções para nós corredores.

Assim como os demais minerais, o magnésio não é produzido no organismo, assim, precisa ser consumido através da alimentação ou suplementação. “Dentro do nosso corpo, 65% encontra-se nos nossos ossos, 25% nos músculos e os restantes 10% distribuídos por outras células e líquidos corporais”².

Para nós corredores, uma das principais funções do magnésio, está na geração de energia, ele age “indiretamente para a produção de ATP (para gerar energia) ou diretamente, no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas, na regulação dos transportadores de íons e nos processos de relaxamento e contração muscular”³.

O magnésio é denominado ‘bloqueador natural do canal de cálcio’. O cálcio exerce um importante papel na contração da musculatura lisa e da esquelética e o magnésio no relaxamento”³. Quando o organismo está com baixa concentração de magnésio, os músculos acabam perdendo essa capacidade de relaxamento e não consegue bloquear o efeito estimulante do cálcio, podendo assim ocasionar contrações musculares involuntárias, traduzindo, cãibras.

Além dos benefícios já citados, o magnésio é um ótimo aliado contra a osteoporose, ajuda a controlar a diabetes, diminui o risco de doenças cardíacas, alivia azia e má digestão e ajuda no controle da pressão arterial, principalmente para gestantes.

O magnésio é um mineral rico e facilmente encontrado em cereais, legumes, frutas, hortaliças e até mesmo em chocolate amargo, iogurte, carnes, etc. Abaixo uma relação com algumas das principais fontes de magnésio:
 
Site: Tua Saúde¹
O consumo diário recomendado para um adulto, é de 310 a 320 mg para as mulheres e de 400 a 420 mg para os homens. Porém, para atletas a quantidade pode variar, devido a uma maior necessidade do nutriente, por isso, um acompanhamento nutricional se torna indispensável, para indicação correta de quantidade e melhores formas de consumo.

____________________________
Referências:

1 -
https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-magnesio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário