Recordes maratona feminina


Você sabe qual o recorde da maratona feminina?

Se fizer uma pesquisa rápida vai descobrir que existem dois recordes vigentes, sendo um da queniana Mary Keitany, com 2h17min01, e outro da britânica Paula Radcliffe, com 2h15min25. Agora você deve estar se perguntando: por que dois recordes, se os dois têm tempos diferentes? Foi exatamente a mesma dúvida que tive e por isso resolvi pesquisar e compartilhar.

Para início de conversa, é preciso saber que ambos os recordes são reconhecidos pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), entidade máxima do atletismo mundial, porém, eles são identificados como categorias diferentes. O recorde estabelecido pela Mary Keitany, é considerado um recorde na categoria feminina, enquanto o recorde da Paula Radcliffe, embora seja para mulheres, é considerado como categoria mista.

Para melhor entendimento, o recorde da categoria feminina é dada em maratonas onde existem apenas mulheres correndo, justamente por isso, muitas maratonas em todo o mundo fazem a largada em horários distintos. Enquanto isso, na categoria mista, existem competições de ambos os sexos, as largadas são no mesmo horário ou em horários próximos, de forma que as mulheres possam usar pacemakers homens, os famosos coelhos, para dar ritmo à sua corrida.

A Paula Radcliffe conquistou o seu tempo, 2h15min25, na Maratona de Londres, em 2003 e juntando as duas categorias, continua sendo até hoje a melhor marca para mulheres. Em 2011, a IAAF determinou que seriam considerados recordes apenas os tempos obtidos em corridas apenas com mulheres, com isso, o recorde obtido pela Paula Radcliffe, que na época correu com dois pacemakers homens, foi rebaixado a word best. Porém, a notícia não foi bem-vista e depois de muitos protestos a IAAF voltou atrás na decisão e decidiu então manter o recorde e fazer a divisão de categorias. Desde então o recorde na categoria feminina já foi quebrado algumas vezes e hoje pertence a Mary Keitany, que consegui seu tempo na Maratona de Londres, em 2017.

Essa mesma divisão é válida para demais recordes, como a Meia Maratona, que tem a queniana Joyciline Jepkosgei como recordista na categoria mista, com o tempo de 1h04min51s e a etíope Netsanet Kebede na categoria feminina, com o tempo de 1h06min11s.

___________________
Referências:

http://runnersworld.com.br/mary-keitany-quebra-recorde-mundial-da-maratona-feminina/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maratona
https://userabbits.com.br/recorde-mundial-feminino-maratona/
http://www.espn.com.br/noticia/689011_queniana-bate-recorde-mundial-e-vence-maratona-de-londres-pela-terceira-vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário