A história da maratona

Fonte: Blog 300 Spartan Warriors¹
Estátua em homenagem a Fidípedes localizada na estrada da cidade de Maratona (Grécia)


Muitas são as lendas e histórias que cercam a origem da tão famosa e querida corrida de rua, a maratona, que tem exatos 42,195 km.

Em uma das histórias mais conhecidas sobre sua origem, conta que em 490 a.C., na Primeira Guerra Médica, em uma batalha travada na cidade de Maratona (Marathónas), os persas haviam jurado que após vencer a batalha, marchariam até Atenas, violariam todas as mulheres e sacrificariam todos os filhos. Para evitar tal acontecimento os gregos deram ordem às suas mulheres para matarem os seus filhos e suicidarem-se caso a notícia de vitória não chegasse em 1 dia.

Os gregos ganharam a batalha, que demorou mais do que o esperado, então com medo que suas mulheres executassem o plano, o general Milcíades ordenou ao seu melhor corredor, o soldado Fidípedes (Pheidippides), que levasse a notícia até Atenas. Assim Fidípedes correu aproximadamente 40 km e chegando na cidade, devido a exaustão, conseguiu apenas dizer “vencemos” e morreu em seguida.

Segundo algumas histórias, antes do início da batalha, Fidípedes percorreu cerca de 240 km, até a cidade de Esparta, em apenas dois dias em busca de reforços para vencer a guerra, hoje esse caminho é palco da ultramaratona de Spartathlon, que tem percurso de 246 km.

Se a história é verdadeira ou não, é difícil sabermos, o fato é que nos Jogos Olimpíadas da Grécia de 1896, conhecida como os primeiros jogos olímpicos da era moderna, ocorreu a primeira maratona da história, idealizada pelo filósofo francês Michel Bréal em homenagem ao soldado Fidípedes e sua corrida da cidade de Maratona até Atenas, esse mesmo percurso foi utilizado como cenário da primeira corrida.

Durante os 12 anos seguintes a maratona tinha distâncias variadas, sempre próximo dos 40 km. Porém, em 1908 durante os Jogos Olímpicos de Londres, para que a família real pudesse assistir o início da corrida do jardim do Palácio de Windsor, a distância foi alterada para 42,195 km, distância que permanece até hoje.



Fontes:

Info Escola, Maratona. Disponível em <http://www.infoescola.com/esportes/maratona/>. Acessado em 26 de janeiro de 2016.

Info Escola, Guerras Médicas. Disponível em <http://www.infoescola.com/historia/guerras-medicas/>. Acessado em 26 de janeiro de 2016.

Wikipédia, Atletismo Jogos Olímpicos de Verão de 1896, Maratona Masculina. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo_nos_Jogos_Ol%C3%Admpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1896_-_Maratona_masculina>. Acessado em 26 de janeiro de 2016.

Uol, Mudança Aristocrática. Disponível em <http://olimpiadas.uol.com.br/historia-das-olimpiadas/londres-1908/curiosidades>. Acessado em 26 de janeiro de 2016.

Wikipédia, Spartathlon. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Spartathlon>. Acessado em 27 de janeiro de 2016.

Imagem:

1 - Disponível em: <http://300spartanwarriors.blogspot.com.br/2015/05/300-spartans-on-thursdays-2015-5.html>. Acessado em 27 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário