quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Respeite seus limites

Fonte: Corpo a corpo ¹


A corrida nos traz diversos ensinamentos, os quais podemos e devemos aplicar no nosso dia a dia. Talvez um dos principais ensinamentos seja quanto aos nossos sonhos, metas para alcançá-los e limites. Devemos sempre cultivar sonhos e criar metas para atingi-los, mas também é preciso buscar reconhecer os nossos limites, até onde podemos e conseguimos chegar, quando precisamos ir com mais calma. Nem sempre chegar ao nosso limite quer dizer desistir dos planos ou dos sonhos, mas talvez buscar outras opções, outros caminhos, outras maneiras de se chegar ao tão sonhado objetivo. 

Acredito que dessa mesma forma é a corrida, o desejo de todos, ou quase todos, os corredores, amadores ou profissionais, é aumentar cada vez mais a distância que percorre, ou então diminuir gradativamente o seu tempo em uma determinada distância ou prova. Todos nós somos capazes de realizar tal feito, mas para isso, é necessário muito esforço, dedicação, força de vontade, empenho e preferencialmente um acompanhamento profissional. 

Não podemos, jamais, fazer os nossos planos, realizar os nossos treinos e planejar nossas corridas baseados nos limites de outra pessoa, simplesmente porque deu certo para ela. Todos nós somos diferentes, não só fisicamente, mas também no que diz respeito à saúde, resistência física, dores, emoções, etc., cada um reage de uma forma a determinada ação, cada organismo responde de um jeito a um determinado esforço, no entanto cada um de nós temos um limite diferente. Por isso, independente de que tipo de corredor você se considera, é preciso, acima de tudo, reconhecer e aprender a respeitar os seus próprios limites, aprender a estabelecer metas possíveis para o seu estado atual de treinamento. 

Muitos tem o desejo de correr uma meia maratona, uma maratona ou até mesmo uma ultramaratona, mas ao menos conseguem correr 10 km. Não se deve desistir desses sonhos, mas é preciso reconhecer o seu estado atual e estabelecer metas menores, até enfim, conseguir alcançar o objetivo final. Como diz uma famosa frase de Buda “toda caminhada começa com um simples passo”. 


Thiago Lima



1 - Disponívél em: <http://corpoacorpo.uol.com.br/categoria.php?dir=blogs/clube-da-corrida&pagina=4>. Acessado em 03 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário