quinta-feira, 26 de maio de 2016

Treinos de Corrida

Foto: O2 Por Minuto
É bem verdade que para correr basta calçar os tênis e sair por ai explorando as ruas ou os parques da cidade. Porém, se o que vocês desejam é uma melhor performance, seja no tempo ou na distância, provavelmente sair por ai apenas, não será suficiente, principalmente a longo prazo.

Focado nessa melhora de desempenho, foram desenvolvidos, ao longo dos tempos, muitas técnicas diferentes de treinamento, cada um com uma função e um objetivo específico e geralmente, um treino é complementar ao outro.

Dentre os mais variados tipos de treinos, os mais comuns e mais utilizados são: 

IntervaladoO treino intervalado, é um dos mais utilizados pelos corredores e também um dos mais desgastantes devido a alta intensidade exigida. “Este tipo de treinamento é constituído por períodos de estímulos e recuperação, que são determinados para aumentar a resistência anaeróbia, com intensidades bem acima das praticadas em uma prova de corrida”¹. A principal vantagem desse treinamento é o fato de preparar o atleta para um final de corrida mais intenso. 

FartlekO fartlek é uma palavra sueca que significa brincar de correr. Neste treino não tem um ritmo, nem local, nem distância definida, o objetivo aqui, é fazer com que o corredor corra livre, mas alternando a intensidade das passadas. Isso, aliado com os diversos tipos de percursos, como subida, reta, descida, pode trazer um melhor condicionamento, performance, força e velocidade. 

LongãoO queridinho de muitos, o longão, geralmente é realizado durante os finais de semanas. É um treino com um pace um pouco mais lento, mas que tem como objetivo, alcançar a maior distância possível, visando a adaptação do corpo para provas mais longas. “Esse treinamento ensina a queimar corretamente a gordura corporal e aprender a poupar os estoques de glicogênio”². 

ProgressãoComo o próprio nome sugere, esse é um treino que tem uma progressão de velocidade com o decorrer do treino. Geralmente se inicia com um ritmo leve, seguido de um ritmo moderado e por fim, um ritmo mais forte. 

Regenerativo O regenerativo, também conhecido como treino de recuperação, é um treino mais leve, geralmente realizado nos dias após as provas ou treinos mais pesados. O seu principal objetivo é recuperar o organismo para um novo estímulo mais forte. O treino regenerativo é realizado também através de outros esportes, como ciclismo e natação. 

Tempo RunEsse tipo de treinamento é realizado com a intensidade que o corredor deseja impor durante a prova para a qual está se preparando, porém com uma zona de segurança, a fim de evitar desgaste excessivo. Esse treinamento é normalmente utilizado como parâmetro para a corrida, fazendo a avaliação completa do atleta. 

A preparação para uma corrida requer um certo tempo, muita dedicação e muito cuidado. O acompanhamento profissional é sempre fundamental, principalmente por ele saber alinhar o treinamento necessário com os seus objetivos e atuais condições físicas. Além do mais, são capazes de trazer estímulos necessários para a continuidade da atividade, evitando que o atleta caia na mesmice ou acabe desanimando. Busque um profissional, busque o treino adequado e vá sempre em busca do seu melhor.

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Referências:

Foto: https://o2porminuto.ativo.com/planilhas/

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