quinta-feira, 5 de maio de 2016

Correndo no frio



O frio chegou de vez e junto com ele vem a preguiça, indisposição, vontade de ficar em baixo da coberta com chocolate quente ou um balde de pipoca vendo um filme, certo? Muitos diriam que sim, que é exatamente assim. Mas observando os diversos grupos de corrida que participo nas redes sociais, posso dizer que para maioria dos corredores é completamente ao contrário, então vamos recomeçar. 

O frio chegou e junto com ele veio a disposição, melhor performance e desempenho. Para parte dos corredores essa é a melhor época do ano para correr e buscar bater aquele velho RP (recorde pessoal), isso porque no frio a sensação de cansaço parece menor.

A corrida, durante os dias mais frios, pode trazer alguns benefícios ao corpo, como a redução de gordura, uma vez que para atingir o esforço necessário o consumo de energia se torna maior. Além disso diminui o risco de desidratação, já que o corpo passa a fazer menos uso da sudorese para equilibrar a temperatura corporal. Porém, no frio também existem riscos, principalmente devido ao enrijecimento muscular que a baixa temperatura provoca. No entanto, ai vai algumas dicas que podem potencializar os benefícios e diminuir os riscos:

1. Vestimenta 
Agasalhar-se bem é fundamental, portanto muita atenção na hora de escolher as roupas, já que em questão de minutos o corpo tende a esquentar. Na pesquisa sobre o assunto, encontrei muitos sites dando dicas para utilizarmos várias camadas de roupas e retirar aos poucos conforme a elevação corporal. Porém, para a grande maioria de nós isso se torna muito complicado, pois não teremos onde guardar as roupas que tiramos e levar todas na mão é algo que nem consigo pensar. No entanto, busque escolher roupas mais leves, que possa aquecer o seu corpo por um determinado tempo e em seguida poderá ser amarrada na cintura, por exemplo. Cores escuras também são boas opções. 

2. Hidratação 
Com a baixa temperatura a sensação de sede é muito menor, além disso a sudorese também é menor, porém, a hidratação ainda é fundamental e deve ser realizada normalmente antes e após os treinos. Durante os treinos a indicação é de que a hidratação seja realizada a cada 20 minutos aproximadamente. 

3. Aquecimento 
Assim como no calor, o aquecimento é de fundamental importância antes da corrida, porém, é provável que no frio seja necessário um aquecimento por um período maior. O aquecimento ajuda a preparar o corpo, principalmente os músculos, para o esforço necessário exigido pela corrida e ajuda também na prevenção de lesões. 

4. Alimentação 
Durante os dias mais frios é comum passarmos a comer mais e principalmente mais alimentos calóricos e gordurosos. Isso ocorre porque durante esses dias, o corpo passa a gastar mais energia para manter a sua temperatura. No entanto, o cuidado com a alimentação se torna ainda mais importante para evitar os quilinhos extras e garantir o bom desempenho durante os treinos. Ta aí mais um motivo para correr no frio. Buscar o consumo de alimentos saudáveis e menos calóricos é o ideal em qualquer dia do ano e nos dias mais frios isso não se torna exceção. 

5.Proteja a pele 
O vento gelado podem trazer muitos danos para a pele, no entanto protetor solar e labial se tornam indispensáveis, mesmo nos dias sem sol. É importante também proteger as extremidades do corpo, cabeça, mãos e pés, merecem muita atenção, por isso vale apena investir em gorros, luvas e meias grossas. 

Nos grupos de corrida, nas redes sociais, passei a perceber e entender que não existe “tempo ruim” na corrida, todo dia é um bom dia para correr, faça chuva ou faça sol, faça calor ou faça frio, de manha, a tarde, a noite ou até mesmo de madrugada, a todo momento tem alguém calçando um tênis e saindo feliz para correr.

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Referências:
http://www.treinosacademia.com.br/os-beneficios-de-treinar-no-inverno/
http://www.vo2corridaderua.com.br/Dica/como-treinar-no-frio
http://www.suacorrida.com.br/treino-wrun/dicas-para-correr-no-inverno/
http://www.sportlife.com.br/corrida/correr-no-frio-dicas
https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/7-dicas-para-correr-no-frio/

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