Correr ou caminhar?


É cada vez maior o número de pessoas que passam a aderir a corrida como meio de manter o corpo ativo e mais saudável, a cada dia aparecem mais pessoas interessadas em iniciar nesse mundo e daí surge a dúvida: correr ou caminhar?

A corrida e a caminhada, principalmente por conta da intensidade imposta em cada uma, são atividades diferentes e que podem trazer benefícios diferentes para a saúde. Hoje, a caminhada, é de certa forma utilizada como ponte entre o sedentarismo e a vida saudável, porém decidir entre seguir apenas na caminhada ou partir para a corrida, depende unicamente do objetivo que cada um têm.

Se o objetivo é a perda de peso por exemplo, o mais indicado é a corrida, já que, durante o exercício o gasto calórico é muito maior do que na caminha. Porém, se o objetivo é apenas manter-se ativo e trazer alguns benefícios para a saúde, apenas a caminhada pode ser uma boa escolha, já que não possui a mesma intensidade e impacto provocado durante a corrida, diminuindo assim drasticamente o risco de lesões.

Abaixo, alguns dos principais benefícios.

Benefícios da corrida: 

  • Perder peso - Além do alto índice de queima de calorias, a corrida ajuda também a diminuir o apetite; 
  • A corrida ajuda no fortalecimento da musculatura das pernas e também dos músculos do abdômen e costas; 
  • A corrida ajuda ainda na prevenção contra catarata, glaucoma e em distúrbios que podem causar lesão no nervo óptico;
  • Através da corrida é liberada a endorfina, o que além de proporcionar prazer, proporciona o relaxamento do corpo e consequentemente melhor sono. 

Benefícios da caminhada: 

  • Protege o coração - As taxas de colesterol, assim como os riscos de diabete, hipertensão e infarto reduzem quase que igualmente tanto na corrida como na caminhada, porém, “a caminhada exige menos do coração, o que a deixa mais segura para amadores e sobretudo para quem acabou de sair do sedentarismo”¹; 
  • A caminhada ajuda a fortalecer os ossos, garantido ossos mais saudáveis e uma prevenção maior contra osteoporose;
  • Como o impacto da caminha é menor, o risco de fratura por estresse também são reduzidos; 
  • “Práticas leves ou moderadas aperfeiçoam a função das células de defesa diante dos micróbios nocivos”¹. 

Tanto a corrida quanto a caminha, são capazes de trazer também o bem-estar psicológico, através da liberação da serotonina, um neurotransmissor, que pode, inclusive, ajudar no combate à depressão, enxaquecas, etc.

Para aqueles que ainda não correm, mas pretendem, o ideal é começar com uma caminhada e fazer a migração para a corrida aos poucos, através de trotes e revezando entre a corrida e caminhada. Até mesmo para aqueles que correm há um certo tempo, a caminha é um ótimo exercício e pode ser praticada como atividade regenerativa.

Independente de correr ou caminhar, manter o corpo ativo e longe do sedentarismo é fundamental para a saúde física e mental de qualquer pessoa. Faça sua escolha, calce o tênis e boas passadas.

_______________________________________________________
Referências:

1- http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude-e-vital/corrida-ou-caminhada-0
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/caminhar_correr_trotar.htm
http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/esporte/caminhada-e-corrida-proporcionam-beneficios-diferentes/
http://estilo.uol.com.br/vida-saudavel/noticias/redacao/2013/06/11/correr-e-melhor-que-caminhar-depende-do-seu-objetivo.htm

2 comentários: