Tipos de pisada


Esse é um assunto de certa forma batido para alguns, já que são muitos os sites, revistas, blogs, etc., que já trataram sobre. Porém, ainda vejo algumas pessoas, principalmente iniciantes na corrida, meio perdidas sem saber a respeito dos tipos de pisadas e algumas sem nem saber que existem diferenças entre as pisadas.

A verdade é que todos nós pisamos de um jeito, mas para simplificar isso, as pisadas foram divididas em 3 tipos: pronada, supinada e neutra. A diferença entre elas estão no movimento dos pés, como tocam o chão, se apoiam e impulsionam a passada.
  • Pronada – Esta é a pisada mais comum e acontece quando a parte externa do calcanhar é a primeira a tocar o solo, se apoia na parte interna do pé e finaliza o movimento utilizando o dedão para ganhar impulsão; 
  • Neutra – Tão comum quanto a pronada, o que diferencia a pisada neutra, é que nela é utilizada toda a parte frontal do pé para impulsionar a passada; 
  • Supinada – A menos comum das pisadas, presente apenas em cerca de 5% das pessoas, nela, o pé toca o chão com o lado externo do calcanhar, continua o movimento com o lado externo do pé e finaliza ganhando impulsão com o dedinho. 

A identificação correta do tipo de pisada e uso do tênis apropriado são fundamentais para evitar lesões, agudas ou crônicas, principalmente nos tornozelos, nos joelhos e na coluna. “Os problemas agudos vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse. Os crônicos são as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra”¹.

Alguns sites ensinam testes caseiros simples e fáceis de fazer, como verificar sola do tênis, entre outros. Porém, esses testes não passam nenhuma garantia e certeza quanto ao tipo de pisada, por isso cuidado, a identificação errada pode gerar lesões mais graves. A maneira mais segura e confiável de se fazer a identificação do tipo de pisada é através de um ortopedista, além disso, algumas lojas disponibilizam o teste de forma gratuita, com equipamentos específicos.

As empresas de calçados vem buscando cada vez mais, melhores tecnologias, visando a correção das pisadas, melhor absorção do impacto e consequentemente melhor desempenho dos atletas. Além disso, existem algumas palmilhas específicas, para correção da pisada.

Segundo alguns especialistas, “Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão”¹, por isso, se você não sabe o seu tipo de pisada, o ideal é utilizar um tênis de pisada neutra. Busque um meio seguro e confiável de descobrir a sua pisada e um tênis adequado para ela, isso poderá trazer grandes benefícios para você e sua corrida.

____________________________________________________
Referências:

1 - http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/pronada-supinada-ou-normal-saiba-qual-e-sua-pisada-e-escolha-o-tenis.html
http://vivercorrendo.com/pisada/
http://www.paquetaesportes.com.br/guia-de-corrida
https://www.zoom.com.br/tenis/deumzoom/tenis-ideal-tipo-de-pisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário