Os benefícios da corrida em grupo


Com a popularização e o crescimento exponencial da corrida de rua, é natural também o crescimento dos grupos de corridas, sejam eles informais, como um grupo de amigos e familiares, ou formais e profissionalizados, representados principalmente através das acessórias esportivas, academias ou empresas que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários.

A corrida por si só, já traz grandes benefícios, em especial para a saúde, para todos os praticantes e justamente por esse motivo, os grupos de corrida vem ganhando cada vez mais adeptos, que visam uma melhor qualidade de vida. Consequentemente, através do grupo de corrida, essas mesmas pessoas passam a desfrutar de outros benefícios, principalmente na parte emocional e social.

O benefício da corrida em grupo mais citado em sites, revistas e afins, são relacionados à socialização, como a oportunidade de conhecer novas pessoas tanto no âmbito pessoal, como no âmbito profissional. Outros benefícios ainda citados, são em relação a segurança, motivação e comprometimento.

Do meu ponto de vista, a corrida em grupo, proporciona benefícios maiores ainda. Para os iniciantes, é a oportunidade de perceber que existem outras pessoas no mesmo ritmo que ela, que nem todos correm rápido ou longe, mas que todos dão o seu melhor a cada dia e que todos evoluem com o passar do tempo. Para aqueles que praticam corrida a um certo tempo, é a oportunidade de trocar informações, sugestões, dicas, participar de competições diferentes, como revezamento, dentre outras coisas.

Não podemos esquecer ainda, dos momentos que desanimamos, perdemos o estímulo para treinar, não conseguimos melhorar o nosso ritmo ou pace, as vezes chegamos a um ponto em que uma planilha já não é mais suficiente, parece que estamos parado no mesmo lugar e dali não saímos mais. Daí a força de um grupo de corrida pode fazer toda a diferença. Com certeza existirão pessoas que te incentivarão do início ao fim, te darão estímulos para treinar cada dia com mais vontade e prazer, uma pessoa com um ritmo maior que o seu, vai acabar te ajudando a melhorar o seu ritmo e desempenho.

Com tudo o que disse acima, não quero dizer que correr sozinho não seja bom e benéfico, muito pelo contrário, dependendo dos seus objetivos e do tipo de treinamento que está realizando, a corrida sozinho pode ser fundamental para o desempenho e resultados visados. Tudo é uma questão de avaliação de seu momento e objetivos. 

Corri sozinho durante alguns anos, depois em dupla e hoje tenho o prazer de correr em equipe, que entrou em minha vida em um momento que já não acreditava mais na minha evolução, achava que correria 10 km pra sempre e sempre no mesmo ritmo, hoje já consigo vislumbrar novas marcas e novas distâncias. Aqui, o meu muito obrigado a muito mais do que uma equipe, a família Top Team da Templo Fit Paulínia.


_____________________
Referências:

http://doutissima.com.br/2015/06/20/saiba-como-fazer-parte-de-um-grupo-de-corrida-14701385/
http://www.equipesaudepramover.com.br/correr-e-caminhar.php

4 comentários:

  1. Belo texto Thiago.
    Descobri o mesmo grupo que você pouquíssimo tempo atrás e me pergunto como consegui ficar tanto tempo sem correr em grupo. Descubro novos benefícios e aprendo a cada treino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Serjão! Realmente depois que nos encontramos nesse meio já não imaginamos mais nossa vida sem e a única dúvida é justamente essa: Porque não descobri antes? rsrs, mas que bom que descobrimos e que aqui estamos, sucesso, abraço.

      Excluir