Usain Bolt

Foto: Rolling Stone

Muitos nomes fizeram e fazem parte da história do atletismo. Escreveram e reescreveram histórias, bateram marcas, criaram marcas, inventaram técnicas e modalidades, reinventaram e revolucionaram o mundo do esporte. Alguns desses nomes já foram citados aqui no blog, como Abebe Bikila, Gabrielle Anderseon, Roberta Gibb, Kathrine Switzer, etc., e outros nomes ainda serão lembrados e homenageados e exaltados aqui. Hoje é a vez do grande Usain Bolt.

Usain St. Leo Bolt, vulgo Usain Bolt, nasceu em 21 de agosto de 1986 em Trelawny, na Jamaica. Sempre ligado ao esporte, mesmo que na infância, fosse do críquete e do futebol que gostara. Aos 14 anos, iniciou sua trajetória no mundo da corrida e embora no início não levasse muito a sério, com 15 anos começou sua trajetória de conquistas, conquistando nesse ano suas primeiras medalhas internacionais, entre elas a sua primeira medalha de ouro no 200m, durante o Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo, na Hungria, tornando-se o atleta mais novo a ganhar uma medalha de ouro na competição.

Desde então as conquistas foram aumentando e os tempos foram caindo. Em 2008, durante o Reebok Grand Prix de Atletismo de Nova York, Bolt bateu o seu primeiro recorde da carreira, fazendo os 100m em 9s72, recorde esse que seria derrubado outras vezes pelo próprio Bolt.

Ainda em 2008, em Pequim, ele começou a escrever sua história no Jogos Olímpicos, sendo campeão nos 100m e 200m, ambos com recorde mundial. Em 2012 e 2016, em Londres e no Rio de Janeiro, foi novamente campeão nos 100m e 200m, além do revezamento 4x100m. Contabilizando assim, 8 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

Vale lembrar que, em 2008, foi também campeão no revezamento 4x100m, porém, acabou perdendo a medalha de ouro quando, em janeiro deste ano, o seu colega de equipe Nesta Carter, foi pego no exame antidoping.

Além das conquistas dos Jogos Olímpicos, Bolt soma 14 medalhas em Campeonatos Mundiais de Atletismo, sendo 11 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. É detentor dos recordes mundiais de 100m com 9s58, 200m com 19s19 e do revezamento 4x100m com 36s84, junto com os seus compatriotas Yohan Blake, Michael Frater e Nesta Carter.

Somando todas essas conquistas citadas e dezenas de outras de menor expressão, Bolt tornou-se o maior velocista de todos os tempos e um dos maiores atletas e esportistas que já existiu, ganhando prêmios pelo mundo e condecorações em seu país.

Em sua última aparição como atleta, Campeonato Mundial de Atletismo em Londres, Bolt ficou apenas em terceiro lugar no 100m e amargou no revezamento 4x100m, quando as cãibras o impediram de seguir os último metros, ofuscando sua provável última medalha, mas jamais ofuscando o seu brilho.

Sempre alegre e descontraído, Bolt mostrou ao mundo do que é capaz, mostrou ao mundo do que o esporte é capaz e muitas vezes quase confundido com uma máquina indestrutível, no seu ato final mostrou ao mundo que na verdade não passa de um ser humano vencível e vulnerável, mas ainda sim um herói, admirável, multicampeão e exemplo de esportista.

Ao Bolt, meu muito obrigado pelo que fez pelo esporte e pela corrida e boa sorte em sua nova jornada.

_________________________________
Referências:


Foto: http://www.rollingstone.com/sports/usain-bolt-worlds-fastest-man-is-jamaicas-hero-w431272
https://www.ebiografia.com/usain_bolt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Usain_Bolt#Melhores_marcas_pessoais http://www.opovo.com.br/jornal/esportes/2017/01/bolt-perde-ouro-do-4x100m-de-pequim-por-doping-de-colega.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário