Beterraba e os benefícios para a corrida

Foto: Tudo Sobre Corrida¹

Como todos nós já estamos cansados de saber, a alimentação é parte fundamental na corrida de rua, podendo influenciar positiva ou negativamente no desempenho do atleta. Alguns alimentos possuem nutrientes capazes de potencializar o organismo, trazendo bons resultados para o dia a dia e também para as atividades físicas, a beterraba faz parte deste grupo de alimentos tão importantes para a saúde e para a corrida.

Muitas pesquisas foram feitas a fim de comprovar os verdadeiros benefícios da beterraba para o esportista, em uma delas, feita nas Universidades de Exeter e de Copenhagen, foi comprovado que o suco da beterraba pode “melhorar o desempenho de 5 a 10%, recuperar os músculos até 10% mais rápido e aumentar a resistência em 16%”². Isso é possível, graças ao fato da beterraba ser rica em substâncias como o nitrato e a betaína.

O nitrato, é transformado em óxido nítrico no organismo, o que promove maior vasodilatação, levando assim mais nutrientes e oxigênio aos músculos, consequentemente aumentando seu desempenho na corrida. Por sua vez, a betaína é responsável por reduzir a fadiga muscular, aumentar a força muscular e ainda reduzir a ação inflamatória. Quando ingerida no pré-treino, a beterraba funciona como fonte de energia e vasodilatadora, já quando consumida no pós-treino, ela auxilia na recuperação.

A beterraba ainda é fonte de carboidratos, fibras, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio, manganês, vitamina C e B9 e além dos já citados benefícios, a beterraba possui também outras importantes funções para o organismo, como ações antioxidante, anti-hipertensiva e hipoglicemiante.

Embora a beterraba seja geralmente consumida crua ou cozida, o seu suco “auxilia na melhora da absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio”². 

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso sempre tomar cuidado com excesso, a indicação para consumo do suco, por exemplo, é de no máximo 500 ml por dia. Assim como muitos alimentos, a beterraba é apenas um meio de melhorar a saúde e a performance na corrida, porém, sozinha não é capaz de suprir todas as necessidades do organismo, nem para as atividades diárias, nem para as atividades físicas, por isso, o acompanhamento nutricional é sempre de fundamental importância.

_______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram