Benefícios do ovo para a corrida

Foto: Globo Esporte¹

Alimentação saudável e rica em nutrientes está muitas vezes associadas ao alto custo, mas existem alimentos baratos e de fácil aquisição que além de trazerem essas vantagens, é capaz de trazer grandes benefícios para a corrida, esse é o caso do ovo.

Em termos nutricionais, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos que existe, isso porque ele é um alimento rico em proteínas, contém ainda “vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D. Contém minerais como o magnésio, o potássio, o selênio, o zinco, o fósforo e o ferro”¹ e ômega 3.

Cerca de 60% do peso do ovo está na clara, que e é rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Além disso, não possui gordura e encontra-se água e albumina, uma “proteína com alto valor biológico que ajuda na recuperação do tecido muscular, fornece aminoácidos essenciais para o corpo, evita a hipoglicemia de rebote (queda brusca do açúcar no sangue que diminui muito o rendimento) e impede o catabolismo muscular que gera a perda de tecido muscular”².

Apesar de corresponder à menor parte do ovo, é na gema que encontra-se a maior parte das vitaminas e minerais. Uma gema é capaz de fornece “entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral”¹. Além disso, a gordura presente na gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.

O ovo aumenta a saciedade, sendo assim ótimo aliado para quem busca a perda de peso. Ele possui ainda outros nutrientes importantes para a saúde, como “os carotenoides luteína e zeaxantina, que são importantes para prevenir doenças do coração, visão e combater os radicais lives”³.

Para nós atletas, profissionais ou amadores, o ovo é considerado um excelente pós-treino, já que ele garante a reposição de proteínas e carboidratos após a atividade física. Além disso, está diretamente ligado à construção e recuperação muscular e ainda pode proporcionar energia para as corridas.

A indicação é de que o ovo seja consumido cozido, pochê ou até mesmo cru, o ovo frito, apesar de ainda conter os benefícios, quase que dobra o valor calórico e aumenta cerca de 40% a sua gordura. A quantidade indicada varia muito de cada pessoa e das suas finalidades, por isso um acompanhamento com nutricionista se torna fundamental.

______________________________
Referências:

1 - https://globoesporte.globo.com/rr/eu-atleta/noticia/beneficios-do-ovo-para-a-saude-saiba-sobre-o-cultuado-alimento-dos-atletas.ghtml
2 - https://www.ativo.com/nutricao/beneficios-do-ovo-para-quem-corre/
3 - https://www.todomundocorre.com.br/beneficios-do-ovo-para-saude/
https://www.webrun.com.br/beneficios-do-ovo/
https://sportlife.com.br/ovo-beneficios-atletas-amadores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário