Corrida: O antidepressivo natural



Considerada por muitos o mal do século 21, a depressão atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. A depressão é uma doença silenciosa, de ordem química e psicológica, que causa um transtorno de humor muito grande, podendo ter diversos motivos como causa.

O tratamento da depressão é feito basicamente através de medicamentos, além de acompanhamentos psicoterápicos, que buscam auxiliar a pessoa na reestruturação psicológica, na compreensão do processo da depressão e na resolução de conflitos.

Já é comprovado cientificamente os benefícios da corrida tanto para a saúde como para o bem-estar das pessoas que praticam. Desta forma, a corrida surge também como forte aliado na cura ou prevenção da depressão, isso porque através da corrida, o corpo é capaz de produzir substâncias químicas como a serotonina, a dopamina e a endorfina, que agem diretamente no sistema nervoso central, melhorando o funcionamento dos neurotransmissores e garantindo a sensação de prazer e relaxamento. 

Os benefícios que a corrida traz para o corpo e a mente do ser humano são tão grandes que a Universidade Southwestern, no Texas, decidiu fazer uma pesquisa a esse respeito, onde chegou à conclusão que “praticar corrida três vezes por semana pode ser tão eficaz quanto o uso de antidepressivos. A pesquisa mostrou que pessoas que praticaram corrida durante 30 minutos em três a cinco dias por semana tiveram, após 3 meses, redução de 47% de seus sintomas depressivos”¹.

São muitos os casos de pessoas que curaram a depressão, ou tiveram os seus sintomas reduzidos devido à prática da corrida e demais atividades físicas. Isso porque a regularidade nos exercícios aumenta cada vez mais a sensação de bem-estar, que consequentemente tende a melhorar tanto a autoestima, quanto a autoconfiança. 

Devido a popularização do esporte, a corrida estimula, de certa forma, a integração entre as pessoas, seja nos treinos ou até mesmo nas corridas. Essa socialização ajuda a resolver outro grande sintoma da depressão, o isolamento. 

Por fim, podemos perceber que com todos esses benefícios que a corrida traz tanto para o corpo, quanto para a mente, ela vem se tornando cada vez mais um verdadeiro antidepressivo natural. Porém, os tratamentos e acompanhamentos médicos jamais devem ser abandonados. A corrida não deve ser encarada como única solução, mas sim como mais um aliado no combate e prevenção à depressão e seus sintomas.

________________________________________________________________
Referências:

1- http://www.bolsademulher.com/saude/corrida-pode-ser-um-antidepressivo-melhor-que-muito-remedio-entenda-razao

http://globoesporte.globo.com/atletismo/corrida-de-rua/noticia/2011/07/psicologa-da-dica-corrida-pode-servir-como-antidepressivo-natural.html

http://conarun.com.br/corrida-antidepressivo-natural/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao

http://esportes.terra.com.br/atletismo/corrida-de-rua/medicina-do-esporte/alanis-vira-icone-do-combate-a-depressao-com-corrida,171871b0687aa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário