Fascite plantar


Na semana passada falei um pouco sobre a canelite, suas prováveis causas, prevenção e tratamento. Hoje venho falar um pouco, atendendo a pedidos, sobre a fascite plantar, outra lesão que também está entre as três lesões mais comum entre os corredores. 

A fáscia plantar é um tecido conjuntivo localizado na sola do pé, que liga o calcâneo (osso do calcanhar) aos dedos. Ela tem o poder de absorver o impacto e proteger todos os 26 ossos do pé. Ao sofrer esforço excessivo, a região pode inflamar, causando assim a fascite plantar.

A fascite plantar, é uma das lesões mais comuns no mundo esportivo e afeta cerca de 10% da população. A sua principal causa é a sobrecarga da fáscia plantar, isso acontece principalmente ao correr longas distâncias ou por um tempo muito longo, especialmente em terrenos irregulares. Porém, existem ainda outros fatores de risco que entram na lista de principais causadores da lesão:

  • Pronação ou supinação excessiva; 
  • Pé muito cavo ou pé muito chato; 
  • Sobrepeso; 
  • Aumento da amplitude das passadas durante a corrida; 
  • Entortar a pisada ou andar na ponta dos pés; 
  • Utilizar calçados inadequados. 

Se você costuma sentir dores na sola do pé e calcanhar nos primeiros passos pela manhã, durante e após a realização de atividades físicas, é bom ficar atento, esses, juntamente dores na apalpação e rigidez excessiva na sola do pé, são alguns dos sintomas da fascite plantar.

Como em todos os casos de lesões, o mais indicado, sempre, é buscar o acompanhamento médico, para diagnóstico correto e devido tratamento. Em casos mais graves pode ser indica a cirurgia ou injeções de corticosteroides, porém, na maioria dos casos o tratamento é realizado através de:

  • Fisioterapia analgésica e anti-inflamatória; 
  • Medicamentos; 
  • Massagens; 
  • Palmilhas para redução de impacto; 
  • Readequação de calçados. 

Alguns exercícios, como alongamento da panturrilha, dos pés e rolar o pé sobre uma garrafa com água congelada, podem ajudar a aliviar as dores.

fascite plantar dor alongamento
Puxar a ponta do pé com a mão (A), pressionando contra a parede (B) ou com uma toalha (C), por 30 segundos.¹
fascite plantar dor alongamento massagem
  • Congelar uma garrafa de água, pisar em cima e rolar o pé sobre ela. Fazer isso por 1 minuto, repetindo 3 vezes.¹

O melhor, é sempre buscar maneiras de evitar o surgimento das lesões, desta forma, algumas medidas podem ser tomadas para evitar a inflamação do local e consequentemente o surgimento da fascite plantar:

  • Evitar o sobrepeso; 
  • Realizar aquecimento; 
  • Utilizar tênis adequados para a corrida e pisada; 
  • Realizar exercício de fortalecimento dos músculos inferiores. 

São incontestáveis os benefícios que a corrida traz para o corpo e a mente, no entanto corra muito e sempre que puder, apenas fique atento a todos os sinais que o corpo nos manda, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar qualquer inconveniente.

________________________________________________________
Referências:

1 - http://www.pessemdor.com.br/dores/diagnostico-de-dores/fascite-plantar/
https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/por-que-doi/fascite-plantar/
http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-causas-da-fascite-plantar-11190.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/fascite-plantar
http://melhorcomsaude.com/como-aliviar-fascite-plantar/

4 comentários:

  1. Adorei as informações foram esses tratamentos acima comentados,que me tirou dessa lesão os alongamentos foram fundamentais pra melhora, e olha que pesquisei muito. Além de ir ao médico fazer 50 fisioterapias.
    As informações com os desenhos explicativos seus são os primeiros completos que vi e li parabéns pelas informações .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilma, muito obrigado pela mensagem, saber que estou postando informações úteis e reais só me animam a continuar lendo, pesquisando e escrevendo, e seu depoimento afirmando a veracidade das informações é ainda mais importante. As imagens foram encontradas em outro site, o qual referenciei no texto. Mais uma vez muito obrigado.

      Excluir
  2. Que post legal. Hoje mesmo vou experimentar os exercícios. Obrigada por sua publicação.

    ResponderExcluir