Como tudo começou


Comecei a correr no início de 2012, assim, ainda me considero razoavelmente novo no mundo da corrida, porém, o esporte esteve presente em minha vida desde sempre. Quando nasci, meu pai era técnico de vôlei do time da cidade e já foi também goleiro, foi então, que com incentivo dele e da minha mãe comecei a praticar e admirar diversos esportes, em especial o futebol, o vôlei e a natação, esportes que dediquei boa parte da minha infância e adolescência.

O mundo esportivo não vingou para mim, pelo menos não profissionalmente, também sejamos francos, não era lá bom o suficiente para isso em nenhum deles, foi então que minha vida começou a tomar outros ares. Acabei me formando em Gestão de Tecnologia da Informação, área que sigo profissionalmente, mas o amor pelo esporte jamais foi deixado de lado.

Durante alguns anos, com o tempo mais curto, devido a trabalho e estudo, o único meio de fazer atividade física era através da academia. Procurava então fazer musculação todos os dias, até que em uma das minhas avaliações físicas, a minha orientadora falou que eu precisava começar a fazer algum tipo de atividade aeróbica, já que apesar de magro estava com uma porcentagem de gordura muito elevada para a minha idade. Foi então que surgiu a corrida em minha vida, as primeiras semanas foram torturantes, mal conseguia fazer 8 minutos de esteira, até que com o tempo, passei a ter gosto e fui criando maior resistência.

Corria apenas na esteira da academia, até que um certo dia, alguns amigos me convidaram para participar de uma corrida de rua. Eram 5,5 km e sinceramente, não acreditava que seria capaz, mas no dia da prova, chegando no local, percebi como o clima era contagiante, pessoas de todas as idades, amigos, famílias, todos rindo, conversando, tirando fotos, foi então que definitivamente me apaixonei pela corrida e sim, consegui completar todo o percurso.

Desde então comecei a buscar outras provas e a focar mais nos meus treinamentos, sempre com o objetivo de me superar, seja em tempo ou distância, isso trazia compromisso, metas e alegrias para minha vida. Passei por momentos bons e ruins na corrida, enfrentei lesões, algumas mais simples e de rápida recuperação, outras mais graves, como uma torção de tornozelo, que me obrigou pendurar os tênis por quase 6 meses, mas em todas elas obtive aprendizado. Já corri sozinho durante muitos anos, em dupla e hoje tenho o privilégio de correr com uma equipe, Top Team Paulínia, que se tornou a extensão da minha família.

Desde a minha primeira prova, a corrida deixou de ser uma obrigação em prol da minha saúde e passou a ser meu lazer, minha terapia, meu melhor momento comigo mesmo, meu desejo hoje é poder levar meus sentimentos e os benefícios da corrida para outras pessoas, para quem sabe, passarem a desfrutar também de tamanha felicidade e bem-estar.

Já fiz maratona, meia maratona e algumas dezenas de provas de diversas distâncias e apesar disso, através de cada evento que participo, continuo me encantando e me apaixonando pela corrida, com o clima que traz, a diversidade que proporciona e as incríveis mudanças que faz na vida de tantas pessoas.
A corrida mudou minha vida, se mudou sua e tem vontade de compartilhar sua história, só nos escrever, corridanossadodiaadia@gmail.com.

6 comentários:

  1. Muito nom filho, estamos juntos nessa parada, ou melhor, corrida.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí cunhado... vc é nosso orgulho. Por isso falo e repito que vc tem que fazer educação física agora, para que possa também trabalhar com o esporte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha obrigado cunhadinha, pelas palavras e incentivo, vamos pensar... Quem sabe... Rs

      Excluir
  3. Sensacional Thiago! Belo texto! Todos nós começamos meio devagar e de um jeito ou de outro a paixão nos domina e quando percebemos quase tudo à volta está relacionado com as corridas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Serjão, obrigado pelas palavras e pela parceria sempre, é exatamente isso que você falou, chega devagarzinho, mas quando pega, pega de jeito, rs.

      Excluir