A corrida de rua vem se tornando cada vez mais sinônimo de qualidade de vida, não atoa está entre as principais atividades físicas daqueles que buscam sair do sedentarismo e conquistar assim uma vida mais saudável.
O acompanhamento profissional no mundo da corrida sempre foi de fundamental importância, mas nos últimos anos, a busca por melhores performances têm feito com que tais profissionais sejam cada vez mais acionados, em especial o educador físico e o nutricionista, para que possam orientar o atleta a realizar um bom treinamento e uma boa alimentação, focado nas metas desejadas. Porém, existe outro grande profissional capaz de trazer melhoras no desempenho da corrida, o fisioterapeuta esportivo.
O fisioterapeuta é um profissional no qual, geralmente, buscamos apenas para tratamento de lesões e muitas vezes, em último caso. No entanto, o auxílio que esse profissional é capaz de trazer para o atleta, é muito maior do que apenas a reabilitação das lesões. “Através do conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção são realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular e articular, a fim de, reduzir os riscos intrínsecos e fatores que podem pré-dispor as lesões esportivas”².
O trabalho do fisioterapeuta esportivo não é nada fácil. Para que possa elaborar a prevenção adequada, não basta ter apenas os seus conhecimentos acadêmicos, é necessário além disso ter um conhecimento profundo do esporte e toda a sua biomecânica, para que a partir daí possa ser estudado os principais pontos que podem ocasionar uma lesão.
Se tratando de um atleta de corrida os principais pontos a serem avaliados são: “postura, passada, tipo de pé e pisada, flexibilidade, equilíbrio de força e resistência muscular, tônus muscular e equilíbrio (ou propriocepção)”³.
Após um estudo detalhado e individual de cada atleta, os fisioterapeutas buscam estimular e melhorar suas qualidades, a fim de assim minimizar os deficit. Seguindo orientações passadas pelo fisioterapeuta, o corpo do atleta tende a trabalhar de forma mais sincronizada, consequentemente, tendem a diminuir os riscos de lesões e mais do que isso, o atleta pode passar a desfrutar de um considerável ganho de performance, uma vez que passa a executar os exercícios com maior perfeição.
Por fim, podemos observar que um fisioterapeuta tem em suas mãos, a capacidade de reabilitar, prevenir, incentivar e melhorar a vida esportiva de um corredor.
_______________________________________________________________________
Referências:
1 - Foto: Fisioterapia Manual. Disponível em: <http://fisioterapiamanual.com.br/fisioterapia-esportiva/tag/corrida-de-rua/>. Acessado em 15 de março de 2016.
1 - Foto: Fisioterapia Manual. Disponível em: <http://fisioterapiamanual.com.br/fisioterapia-esportiva/tag/corrida-de-rua/>. Acessado em 15 de março de 2016.
2 - Papo de Esteira, Fisioterapia Esportiva: A grande aliada dos corredosres. Disponível: <http://www.papodeesteira.com.br/colunistas/fisioterapia-esportiva/fisioterapia-esportiva-a-grande-aliada-dos-corredores/>. Acessado em 14 de março de 2016.
3 - Running News, A importância da fisioterapia preventiva e de reabilitação. Disponível em: <http://www.runningnews.com.br/noticias/a-importancia-da-fisioterapia-preventiva-e-de-reabilitacao/2015/01/>. Acessado em 14 de março de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário