Corrida infantil

Foto: Dica de mãe¹

Ultimamente temos visto muitas matérias falando que a corrida é benéfica para todas as pessoas, independente de sexo ou idade. Na fase adulta, acredito que ninguém tenha mais dúvida de tais benefícios, afinal são tantos textos, matérias e pesquisas falando sobre isso, que não deixa dúvidas. Existem também muitas matérias a cerca dos benefícios da corrida na terceira idade, inclusive já escrevi aqui no blog sobre o assunto. Agora chegou a vez de falar um pouco sobre os benefícios da corrida para a criançada. Sim, a corrida também é super útil e pode trazer grandes benefícios até mesmo para os pequenos.

Assim como para todas as pessoas que desejam praticar atividade física, a criança também deve ter um acompanhamento profissional. Nesse caso, se torna importante o acompanhamento de um ortopedista, para avaliação postural, e também o acompanhamento de um educador físico, que será capaz dosar a capacidade e os limites da criança.

Após liberação médica e acompanhamento adequando, as crianças serão capazes de desfrutar de benefícios a curto prazo como “desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, resistência, aperfeiçoamento da coordenação motora, estímulo do metabolismo ósseo, aumento da capacidade respiratória e cardíaca, melhora do humor e do apetite, além de prevenir a obesidade”². Podem ser destacados ainda os benefícios a longo prazo como “diminuir o risco de hipertensão, diabetes e cardiopatia isquêmica (arteriosclerose)”². Além de que, segundo pesquisas realizadas pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), “jovens que praticam atividades físicas têm duas vezes menos chances de se tornarem adultos sedentários em relação aos que tiveram uma infância mais parada”³.

Assim como para os adultos, as competições de corrida para crianças tem sido cada vez maiores. Isso pode ser muito bom se bem utilizado e administrado pelos pais, essas competições devem ter caráter de incentivo para as crianças e nunca de uma competição de verdade. O esporte deve trazer para a criança os benefícios físicos e emocionais e jamais a cobrança e pressão por resultados.

Os benefícios citados acima são comprovados por profissionais através de seus conhecimentos e até mesmo de inúmeras pesquisas. Porém, acredito que os benefícios vão além disso. Para mim, o principal ganho que a criança tende a ter é da inclusão no mundo do esporte, independente de ela vir a se tornar um esportista profissional, ou não, pois através do esporte também que ela passa a socializar com outras crianças, aprendendo desde cedo que somos todos diferentes, mas todos merecemos e devemos respeitar e ser respeitados, aprendem a ter e respeitar os limites, aprendem que nem sempre chegamos em primeiro, mas podemos vencer independente disso.

______________________________________________________________
Referências: 

1 - Foto: http://dicademae.r7.com/2763/
2 - http://esportes.terra.com.br/atletismo/corrida-de-rua/treinamento/saiba-como-a-corrida-pode-ser-benefica-para-as-criancas,2c286c3afc2ba310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
3 – http://saude.cardiomed.com.br/corridas/treinos-para-corridas/corrida-na-infancia-saiba-mais-e-apresente-um-exercicio-ao-seu-filho.html
http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/esporte/confira-seis-beneficios-da-pratica-de-corrida-para-criancas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário